Notícias

Cidade das Hortênsias comemora o Dia das Crianças com oficina de grafitti

10 de outubro de 2018

Cerca de 150 crianças do bairro Itamarati, em Petrópolis, participaram da oficina de grafitti promovida pela empresa de ônibus, Cidade das Hortênsias, no último sábado (6), com o artista plástico Rodrigo CB. Juntas, elas criaram um painel de 12 x 1,70 m, composto pelas capas da parte de trás dos assentos de um dos ônibus que atende a linha 300 – Terminal Corrêas.

O evento teve como tema o slogan “Sou criança e faço arte” e o resultado desse encontro pode ser visto no coletivo que vai circular durante todo o mês exibindo o trabalho feito pelas crianças.

O ônibus está sinalizado com um adesivo que foi colado na parte da frente escrito “Aqui tem arte” e também exibe uma pintura no para-choque. Na parte interna foram colocadas mensagens de conscientização, como “Trocamos o rabisco pela arte, o queixar pelo agir e a punição pela conscientização”.

Segundo o diretor da empresa, Giancarlo Salvini, o objetivo da ação foi comemorar o Dia das Crianças, mas também conscientizar os pequenos sobre as diferenças entre arte e vandalismo. Antes de colocar a mão na massa eles participaram de um bate-papo com o artista plástico.

“O Rodrigo usou uma linguagem muito acessível e as crianças demonstraram interesse, prestaram atenção na mensagem que ele estava passando e ainda se divertiram”, disse Giancarlo.

Para ele, a troca de conhecimento foi uma experiência rica e muito gratificante. “Aprendemos muito e cumprimos um papel importante de responsabilidade social com as pessoas do bairro onde somos atuantes”, afirmou Giancarlo.

A gerente do Setranspetro, Carla Rivetti, acredita que esse tipo de ação é importante porque além de levar entretenimento para as crianças de uma comunidade também contribui para diminuir os atos de vandalismo dentro dos coletivos.

“É uma atividade lúdica que mostra os prejuízos que são gerados pelas pichações que ocorrem diariamente nos ônibus da cidade e, na maioria dos casos, são praticados por jovens”.