Notícias

Circulação de ar nos ônibus é 63% superior ao exigido pela ABNT

5 de junho de 2020

Divulgada nos últimos dias, uma pesquisa feita pelas montadoras de ônibus e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) apontou que, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a renovação do ar no interior dos ônibus é 63% superior que a vazão exigida em ambientes fechados como supermercados e bancos.

Foto: Divulgação

A pesquisa feita pela Marcopolo e UCS durante a pandemia do novo Coronavírus comprovou que os ônibus estão alinhados com as recomendações de renovação de ar estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-condicionado (ASHRAE).

“Neste momento de pandemia, as pessoas ficam apreensivas quanto à contaminação. Vemos que o ônibus é um exemplo de ambiente onde a renovação pode ser aplicada para melhorar a qualidade do ar interno, o que diminui a disseminação de vírus e bactérias. Entretanto, é necessário que as pessoas façam a sua parte e mantenham as janelas dos coletivos abertas”, disse Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.

Outra empresa a desenvolver estudo em período de pandemia foi a Caio Induscar, que também cumpre os padrões para renovação de ar estabelecida pela ABNT. De acordo com a análise, os ônibus asseguram a renovação do ar no veículo pelo menos 20 vezes por hora.

“Resta apenas que a população continue adotando medidas de prevenção, como o cumprimento do decreto municipal que estabelece como obrigatório o uso de máscaras, e também os cuidados com a higiene pessoal, principalmente das mãos, além de migrarem para a utilização do cartão como meio de pagamento, ao invés do dinheiro, já que o cartão permite ser higienizado e diminui a propagação de vírus, bactérias e fungos”, concluiu a gerente do Setranspetro.