Notícias

Confira o posicionamento do Setranspetro sobre a operação dos ônibus em Petrópolis nesta semana

3 de junho de 2020

O Setranspetro informa que o início do plano de abertura gradual do comércio e funcionamento das atividades econômicas e sociais no município de Petrópolis nesta semana, não impactou em qualquer tipo de variação no número de passageiros nos ônibus. As empresas verificaram, através de levantamento da bilhetagem eletrônica, que a demanda de clientes transportados na segunda-feira (01) e ontem (02) foi equivalente à mesma registrada no primeiro dia útil do mês de maio (4).

Foto: Setranspetro

Com queda entre 65% e 75%, as empresas continuam adotando uma operação dinâmica e mais adequada à demanda atual, com adaptações diárias e semanais, de acordo com o retorno gradual das atividades na cidade e as ondas adotadas pelo governo.

A adoção do quadro de horário mais flexível e o compartilhamento de linhas entre os bairros foram algumas das alternativas encontradas para atender a população diante da abrupta queda de arrecadação, e também como alternativa para a garantia dos mais de dois mil empregos dos rodoviários, pois o grupo de risco está com o contrato suspenso e uma boa parte dos colaboradores com redução de jornada de trabalho, de acordo com a Medida Provisória 936. As empresas já estão estudando alternativas para ampliar o atendimento na próxima semana e orienta aos beneficiários da gratuidade que evitem sair de casa nos horários de pico.

O Setranspetro ainda reforça que todos os bairros e regiões estão sendo atendidos pelos ônibus em Petrópolis. Entretanto, todas as medidas de isolamento adotadas para conter o avanço do novo Coronavírus, assim como o plano de retomada gradual das atividades na cidade provocaram mudanças radicais na vida das famílias, da sociedade e na gestão das empresas e obrigaram as mesmas a adotarem novas formas de funcionamento para garantir que continuem existindo e prestando serviço.

Além disso, prezando pela segurança e bem estar dos rodoviários e clientes, todas as empresas de ônibus intensificaram, através de suas equipes de limpeza, os trabalhos de higienização de todos os coletivos, e também reforçam a importância da utilização de máscaras de proteção respiratória, obrigatória em todo o município, que é comprovadamente uma barreira física eficiente para combater a contaminação do vírus em qualquer ambiente.

Ainda de acordo com estudos divulgados pelos fabricantes dos ônibus, a renovação do ar no interior dos coletivos é 63% superior às normas exigidas pela ABNT, para locais como bancos, mercados, farmácias e outros estabelecimentos fechados. O Setranspetro orienta a todos os passageiros a manter as janelas abertas.

Para saber informações sobre os horários dos ônibus, o Setranspetro orienta aos passageiros a acessarem os aplicativos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, que mostram onde os ônibus estão em tempo real, por meio do sinal de GPS, e os outros canais de informação das empresas. Nos próximos dias, as operadoras também vão divulgar novos canais de comunicação específicos para a verificação dos horários dos ônibus em período de pandemia.

Abaixo, seguem as principais maneiras de acompanhar informações e horários dos ônibus:

Cidade Real: aplicativo Vá de Ônibus;

Petro Ita: aplicativo da Petro Ita e Aplicativo Vá de Ônibus;

Cidade das Hortênsias: WhatsApp CDH (24)98808-0928, aplicativo Vá de Ônibus e Facebook da empresa;

Cascatinha: aplicativo da Cascatinha e aplicativo Vá de Ônibus;

Turb Petrópolis: telefone da empresa (24) 2220-9150, aplicativo Vá de Ônibus e Facebook da empresa.