Notícias

Congestionamentos dificultam a operação dos ônibus em Petrópolis

25 de fevereiro de 2022

As empresas de ônibus seguem restabelecendo gradativamente a operação do transporte público em Petrópolis. Em contrapartida, ainda encontram dificuldades nos deslocamentos, em razão das obstruções viárias que impactam a mobilidade urbana, principalmente, nos horários de pico. Em uma semana a Petro Ita já contabilizou, em média, a perda de 230 viagens por dia, todas em razão dos congestionamentos.

Foto: Setranspetro

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25), o engarrafamento interferiu na operação de 29 linhas de ônibus da Petro Ita. O tempo das viagens dobrou a partir das 8h, chegando a ultrapassar 1h10, em itinerários normalmente feitos em 35 minutos, como é o caso da linha 422 – Amazonas. Já no período da tarde, trechos da Rua Coronel Veiga registravam quase duas horas de retenção, prejudicando, principalmente, quem se deslocava em direção aos bairros São Sebastião, Siméria, Quitandinha e arredores.

Entre as principais vias do município, apontadas pela empresa como as mais caóticas por causa do trânsito ao longo do dia, estão a Rua Santos Dumont, Monsenhor Bacelar, Valparaíso, Alto da Serra, Coronel Veiga, General Rondon, além do Centro Histórico.

Os problemas de mobilidade também estão atingindo a operação dos coletivos da Cidade Real. Ao todo, 19 linhas foram prejudicadas nesta manhã, registrando retenções em sete ruas, que elevaram o tempo de percurso em até 25 minutos.

Segundo a empresa, entre as ruas que mais apresentam lentidão estão a Ministro Lucio Meira, Doutor Paulo Hervé, Mosela, Praça da Liberdade, Avenida Koeler, Paulino Afonso e Montecaseros.

Já a limpeza realizada em um trecho da Estrada União e Indústria, em Corrêas, resultou no atraso médio de 19 minutos na operação das linhas 602 – Vale das Videiras, 610 – Araras, 618 – Santa Luzia e 700 – Terminal Itaipava, entre às 9h55 e 11h10. Nenhuma viagem foi perdida pela Turp Transporte.

O Setranspetro e as empresas de ônibus orientam que os passageiros acompanhem, em tempo real, o deslocamento dos ônibus por meio dos aplicativos Vá de Ônibus, Cittamobi, Petro Ita ou Cascatinha. Desde a tragédia que atingiu o município de Petrópolis, os ônibus seguem operando em caráter emergencial.