Notícias

Empresas de ônibus adotam práticas sustentáveis em benefício ao meio ambiente

5 de junho de 2019

As empresas de transporte urbano de Petrópolis continuam investindo e adotando procedimentos sustentáveis em benefício ao meio ambiente. Além da reutilização de 14 milhões de litros de água todos os anos, as operadoras também realizam diferentes ações, como plantio de árvores, instalação de lâmpadas de Led, coleta seletiva e reciclagem. Outro destaque também de todo o sistema é o Selo Verde, que norteia os padrões de emissão mínima de gás carbônico.

Foto: Turb Petrópolis

Apresentando números satisfatórios na busca pela diminuição da emissão de gases poluentes, 100% da frota que circula pelo município atende ao índice estipulado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, com números abaixo do que são estipulados. A aferição do nível de fumaça é feita a cada quatro meses e a frota é certificada com o Selo Verde, um convênio formado entre a Fetranspor, o Inea e o Programa Despoluir da CNT–Sest /Senat.

Além desta iniciativa conjunta, as operadoras realizam diferentes procedimentos em prol do meio ambiente, em suas respectivas empresas.

Contando há cinco anos com o sistema de captação de água da chuva e reuso, a Turb Petrópolis já reaproveitou 63 milhões de litros de água. Somente no ano passado, quase 13 milhões de litros foram reutilizados para a lavagem dos ônibus e irrigação da área destinada às plantações. Neste mesmo local, todo o lixo vegetal, como folhagens e restos de podas, é recolhido e destinados para uma área onde passam por tratamento, virando adubo posteriormente para a manutenção do reflorestamento da empresa.

Ainda tratando desse aspecto, a Turb Petrópolis realizou o plantio de mudas de árvore e recomposição no terreno em que hoje está instalada a garagem, na Rodovia BR-040. Mais de 10 mil mudas compõem a área total do projeto, que é de quase 61 mil metros quadrados.

Com relação à energia, são realizadas rotineiramente campanhas internas de conscientização de uso racional entre seus colaboradores. Neste ano, a empresa se prepara para expandir ainda mais as práticas de sustentabilidade ambiental.

Além disso, a operadora conta também com o recolhimento de peças e sucatas para confecção de ferramentas. Enquanto isso, o material eletrônico é doado à empresa de coleta pública do município, que faz o repasse dos equipamentos a ONGs especializadas no assunto. Já os pneus, que estão no fim de vida útil, são levados para trituração, sendo posteriormente reinseridos no meio ambiente como solado de calçados, asfalto e piso industrial.

Já os resíduos da fossa séptica, entre outros, são recolhidos por uma empresa especializada. Os sólidos, contaminados com algum tipo de substância química, são armazenados separadamente do lixo comum e destinados para trituração. Os óleos lubrificantes usados, diesel, graxa e outros produtos em estado líquido, são vendidos para uma empresa recicladora. A Turb Petrópolis também adotou o uso do Diesel S10, mesmo combustível usado pelos países europeus, que liberam uma menor quantidade de enxofre na atmosfera.

Possuindo também um sistema de captação de águas pluviais, a Cidade das Hortênsias colocou em prática o programa interno que visa dar uma gratificação aos colaboradores que desenvolverem ideias sustentáveis que gerem economia. Uma das primeiras medidas acatadas na empresa foi a eliminação de copos descartáveis e adoção de canecas plásticas, que podem ser utilizadas por mais de uma vez.

A Cidade Real que, somente no ano passado, conseguiu reutilizar mais de um milhão e meio de litros de água, realiza outras ações em defesa do meio ambiente. Entre elas, está a colocação de uma caixa separadora de água e óleo durante a lavagem dos coletivos. Além disso, diversos materiais utilizados na empresa como estopa, filtro de óleo, filtro de ar, latas de tinta e embalagens de óleo, têm seu descarte realizado de maneira segura, com empresas especializadas que recolhem tais resíduos.

Por fim, a empresa ainda aderiu ao incentivo do consumo consciente de energia elétrica e água, assim como a plantação de mudas de árvores nas dependências da garagem, mantendo o “verde” no local.

Também pensando em ações sustentáveis, a Petro Ita e a Viação Cascatinha contam há seis meses com o tratamento de água para reuso. Em média, são lavados por dia 55 ônibus através do procedimento. Outra ação consciente é a reciclagem de produtos como pneus e lâmpadas, que são enviadas à reciclagem.