Notícias

Empresas de ônibus investem na capacitação de jovens aprendizes

10 de setembro de 2018

O Sistema de Transporte Público de Petrópolis está investindo na capacitação de jovens aprendizes para a área de manutenção dos ônibus, um dos segmentos mais estratégicos das empresas. Ao todo, 17 alunos, com idades entre 18 e 22 anos, estão fazendo o curso de mecânico de veículos automotores a diesel na sede do Sest/Senat, em Três Rios.

As empresas que atuam na cidade: Petro Ita, Viacão Cascatinha, Turb Petrópolis, Cidade das Hortênsias e Cidade Real são responsáveis pelos deslocamentos dos jovens que estudam no turno da manhã, de segunda a sexta-feira. O curso começou em agosto e a duração da parte teórica é de três meses.

Após esta etapa, os jovens passam por nove meses aprendendo a parte prática dentro das garagens das empresas em Petrópolis. Os estudantes são remunerados neste período, que dura pouco mais de um ano.

Carla Rivetti, gerente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), disse que o sistema está satisfeito em iniciar essa turma para o treinamento de jovens. “Temos uma carência de profissionais especializados nesta área de mecânico a diesel e é gratificante poder estimular e formar pessoas interessadas a ingressar neste segmento”, disse.

Ela lembra ainda que, de acordo com o desempenho desses jovens, eles podem conquistar uma vaga no mercado de trabalho após o término do curso. “Mostrando dedicação e bom desenvolvimento ao longo desta etapa de aprendizado, eles podem ser absorvidos pelas empresas posteriormente, tendo em vista a dificuldade que o sistema encontra na contratação de profissionais nesta área”, destaca Carla Rivetti.