Notícias

Obras do DNIT provocam série de atrasos e perdas de viagens nos ônibus em Petrópolis

25 de novembro de 2020

As empresas de ônibus Cascatinha e Turb Petrópolis estão enfrentando, nesta quarta-feira (25), um dos maiores impactos na operação dos coletivos. Isso ocorre em razão das obras do DNIT, na Estrada União e Indústria, nos trechos entre os bairros Retiro e Corrêas. Com o trânsito congestionado e os dois sentidos da pista em sistema de pare e siga, motoristas ficam por quase uma hora completamente parados, sem qualquer alternativa de desvio.

Foto: Turb Petrópolis

Registrando sucessivos atrasos e inúmeras perdas de viagens, as mais de 20 linhas de ônibus que passam pelo trecho de 4,9 quilômetros, seguem com dificuldades para cumprir os horários estabelecidos.

“Infelizmente, qualquer motorista que precise utilizar essa via, está enfrentando o problema da falta de mobilidade urbana na região há meses. Não é culpa das empresas de ônibus e não temos o que fazer. Assim como qualquer outro veículo particular, os coletivos estão parados no congestionamento. Entendemos que a obra é necessária, porém, existe a necessidade de um planejamento adequado de horário para a sua execução, sem que comprometa o deslocamento da população”, disse Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.

A empresa Cascatinha está registrando impactos na operação em, pelo menos, oito linhas de ônibus, sendo elas a 503 – Cidade Nova, 504 – Carangola, 505 – Vila Manzini, 506 – Vicenzo Rivetti, 515 – Jardim Salvador, 516 – Roseiral, 519 – Vale do Carangola e 526 – Modesto Guimarães.

Pela empresa Turb Petrópolis, devido ao congestionamento no trânsito provocado pela obra, estão afetadas as linhas 070 – Posse x Gaby (Executivo), 602 – Vale das Videiras, 603 – Águas Lindas, 606 – Alcides Carneiro, 609 – Castelo São Manoel, 610 – Araras, 611 – Bonfim, 612 – Vista Alegre, 613 – Bairro da Glória, 615 – Vale do Carangola, 618 – Santa Luzia, 700 – Terminal Itaipava e 750 – Terminal Corrêas x Terminal Itaipava.

O Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente os aplicativos “Vá de Ônibus” ou o “Cittamobi” (exclusivo aos clientes da Turb Petrópolis), disponíveis nas versões Android e IOS. Neles, o cliente pode ter acesso às principais informações sobre as linhas de ônibus da empresa, localização do veículo em tempo real, previsão de chegada ao ponto em que a pessoa está e a duração aproximada do trajeto.