Notícias

Obras elevam de cinco para até 30 minutos trajeto de ônibus entre os bairros Retiro e Jardim Salvador

8 de outubro de 2020

As linhas de ônibus das empresas Cascatinha e Turb Petrópolis continuam sofrendo impactos na operação ao longo de toda a semana, em razão das obras viárias em um trecho de 2,6 quilômetros, entre os bairros Retiro e Jardim Salvador. A via, que está em sistema de pare e siga, faz com que os ônibus fiquem totalmente parados no congestionamento em ambos os sentidos, por até 25 minutos.

Foto: Turb Petrópolis

Pelo menos 11 linhas de ônibus estão prejudicadas no município. Na empresa Cascatinha, as linhas 503 – Cidade Nova, 505 – Vila Manzini, 506 – Vicenzo Rivetti, 515 – Jardim Salvador, 516 – Roseiral, 519 – Vale do Carangola e 526 – Modesto Guimarães estão registrando uma série de atrasos e perdas de viagens.

Inclusive, nesta semana, foi realizada na CPTrans uma reunião com representantes da Cascatinha e da Associação de Moradores do Carangola, com a finalidade de buscar alternativas para a diminuição do impacto das obras na mobilidade urbana na região.

Pela empresa Turb Petrópolis, devido à lentidão no trânsito provocada pela manutenção viária, são afetadas diariamente as linhas 070 – Posse (Gaby), 600 – Terminal Corrêas, 615 – Terminal Corrêas x Carangola e 700 – Terminal Itaipava.

Segundo Márcio Silva, gerente de operação da Turb Petrópolis, os ônibus estão ficando por até 25 minutos totalmente parados no trânsito, elevando o tempo médio de trajeto em até 500%.

“Geralmente esse percurso menor que três quilômetros é realizado no período de cinco minutos. Agora, em razão das obras no trecho, esse tempo foi elevado para 30 minutos em diversos períodos do dia”, explicou.

Sem fluidez no trânsito, o problema se agrava, principalmente, nos horários de pico, que compreendem entre às 7h45 e 9h30, assim como das 17h às 18h30.

“Infelizmente não há o que fazer. Os ônibus estão ficando presos no trânsito, assim como os demais veículos que utilizam o trecho. É uma realidade as dificuldades de mobilidade urbana em Petrópolis, que prejudicam o cumprimento dos horários estabelecidos nessas regiões”, disse Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.

Nesta quinta-feira (8), também devido a uma obra viária na Avenida Norma Maria Reiner, em Nogueira, as linhas de ônibus 603 – Águas Lindas e 604 – Vila Epitácio tiveram seus itinerários alterados para a Avenida União e Indústria, entre o período de 11h20 e 15h30, sendo normalizado posteriormente, quando houve a liberação da pista.

O Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente os aplicativos “Vá de Ônibus” ou o “Cittamobi” (exclusivo aos clientes da Turb Petrópolis), disponíveis nas versões Android e IOS. Neles, o cliente pode ter acesso às principais informações sobre as linhas de ônibus da empresa, localização do veículo em tempo real, previsão de chegada ao ponto em que a pessoa está e a duração aproximada do trajeto.