Notícias

Obras geram congestionamentos e atrasos na operação de linhas de ônibus da Cascatinha e Turb Petrópolis

4 de setembro de 2020

As empresas de ônibus Cascatinha e Turb Petrópolis continuam sofrendo com atrasos e perdas de viagem na operação de, pelo menos, 17 linhas de ônibus que utilizam o trecho entre a Avenida Barão do Rio Branco, próximo à 105ª Delegacia de Polícia, e o bairro Carangola, em ambos os sentidos. Há algumas semanas, a via de aproximadamente dois quilômetros está recebendo as obras viárias do DNIT, resultando em intenso engarrafamento no trânsito, principalmente, nos horários de pico.

Foto: Turb Petrópolis

Segundo a Cascatinha, o tempo médio de atraso em cada partida chega a ultrapassar os 45 minutos, o que provoca interferência de atrasos nas viagens seguintes. De acordo com Tiago Barbosa, responsável pelo setor de monitoramento por GPS, o problema tem se tornado crítico na região.

“Na manhã de hoje, a linha 506 – Vicenzo Rivetti saiu do Centro em direção ao bairro às 7h50, conseguindo chegar ao bairro somente às 9h10, levando quase uma hora e meia de viagem, em um percurso que normalmente é feito em apenas 25 minutos”, contou Tiago.

Diariamente, as linhas afetadas pelo trânsito são: 502 – Comunidade São Luiz, 503 – Cidade Nova, 504 – Carangola (Divino), 505 – Vila Manzini, 506 – Vicenzo Rivetti, 510 – Vale dos Esquilos, 512 – Quarteirão Brasileiro, 515 – Jardim Salvador, 516 – Roseiral, 519 – Vale do Carangola, 525 – Comunidade do Neylor, 526 – Modesto Guimarães e 529 – Vicenzo Rivetti (Via Débora Sucupira).

A Turb Petrópolis também permanece sofrendo com impactos na operação. Segundo Márcio Silva, gerente de operação, os ônibus ficam por até 36 minutos totalmente parados no trânsito, elevando o tempo médio de trajeto em até 400%.

“Infelizmente não há o que fazer. Os ônibus estão ficando presos no trânsito, assim como os demais veículos que utilizam o trecho. Estamos com dificuldades de mobilidade urbana para o cumprimento dos nossos horários estabelecidos nas ligações entre Centro e Itaipava”, concluiu o gerente de operação.

As linhas prejudicadas são a 070 – Posse (Gaby), 615 – Terminal Corrêas x Carangola, 600 – Terminal Corrêas e 700 – Terminal Itaipava. Todas elas seguem registrando uma série de atrasos e perdas de viagens devido à lentidão no trânsito.

O Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente os aplicativos “Vá de Ônibus”, “Cittamobi” ou “Cascatinha”, disponíveis nas versões Android e IOS. Neles, os clientes podem ter acesso às principais informações sobre as linhas de ônibus da empresa, horário e localização do coletivo.