Notícias

Ônibus da Turb Petrópolis é alvo de vandalismo em Itaipava

21 de julho de 2020

A empresa de ônibus Turb Petrópolis continua sofrendo com as constantes depredações e atos de vandalismo nos coletivos que atendem os distritos. Pela terceira vez, somente este ano, a linha de ônibus 704 – Madame Machado, que opera com veículo zero quilômetro, recém-adquirido de fábrica, teve a janela quebrada ao ser atingido por pedras, na noite de sexta-feira (17), por volta das 22h. Ninguém ficou ferido e a ação criminosa foi registrada na delegacia.

Foto: Turb Petrópolis

Segundo a empresa, a situação está se tornando recorrente, principalmente, na Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, em Itaipava. Na ocasião, os vândalos se utilizam de uma área sem iluminação para cometer o delito.

“O ônibus estava saindo do bairro Madame Machado, sentido Terminal Itaipava, quando, do nada, foi ouvido o barulho da janela sendo quebrada. Os profissionais e passageiros que estavam no coletivo não conseguiram identificar o criminoso. Foi aberto um boletim de ocorrência para apurar os possíveis responsáveis pelo vandalismo”, explicou Marcio Alves, gerente de operação.

Somente no ano passado, a Turb Petrópolis constatou cerca de 200 casos de vandalismo em sua frota. Entre os problemas mais comuns encontrados nos veículos estão os bancos rasgados, pichações, quebras de vidro e excesso de lixo.

O Setranspetro esclarece que a conscientização dos passageiros é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pelas empresas e para evitar custos excessivos para o sistema, elevando o preço da tarifa, principalmente em período de pandemia. O sindicato ainda lembra que a depredação dos ônibus é crime previsto no artigo 163 do código penal.

“Caso o suspeito seja identificado poderá arcar com as despesas para a manutenção do ônibus. E se for menor de idade, os responsáveis é que devem responder e custear os reparos. Além do prejuízo financeiro, que é absorvido pelas empresas, certamente os mais prejudicados são os clientes, que precisam ficar mais tempo aguardando o ônibus passar por reparos”, disse Carla Rivetti, gerente do Sindicato.

O Setranspetro destaca ainda que as empresas vão ampliar a observação das câmeras de circuito interno para tentar identificar possíveis pessoas que estão praticando este tipo de ação. Os passageiros também podem contribuir, informando ao Disque Denúncia da Polícia Militar, pelo número (24) 2242-8005 ou pelo WhatsApp (24) 99324-5499.