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Ônibus Direto completa três meses de operação

12 de junho de 2017

O ônibus Direto, que agiliza as viagens para quem precisa circular entre o Centro e as regiões do Bingen, Corrêas e Itaipava completou, três meses de operação. Com e stas linhas, o tempo médio de percurso é 21% menor, chegando, no entanto, em horários de pico, a reduzir até 20 minutos o tempo de viagens.

Atualmente, estão disponíveis 42 horários distribuídos entre as linhas 180 (Terminal Bingen), 380 (Terminal Corrêas – Via Quissamã) e 780 (Terminal Itaipava). O sistema garante que o usuário faça a viagem sem parar em pontos intermediários, economizando tempo e aumentando o conforto para chegar ao seu destino.

Antes eu chegava em cima da hora no estágio. Agora eu tenho tempo de parar, comprar até um sorvete nos dias quentes, e seguir para lá com calma. Em dias mais tranquilos, dá até para estudar um pouco. Para você ter uma ideia, o ônibus que eu peguei hoje saiu às 11h03 e chegou na 13 de Maio às 11h37, antigamente eu saia de lá às 11h e chegava em cima da hora na empresa, e olha que eu pego ao meio-dia. Desde o Direto, nunca mais usei o ônibus normal”, explica a estudante de administração, Anelise Vieira Rodrigues, de 21 anos, moradora do Santa Mônica.

As linhas diretas foram disponibilizadas pelas empresas de ônibus como forma de melhorar a mobilidade e atender a alta demanda de usuários nos horários de pico. Apesar de termos um grande público de usuários fiéis, é importante que as pessoas que fazem uso dos veículos nos horários disponíveis optem por essa modalidade de transporte, para diminuir, inclusive, a demanda das demais linhas”, explica o diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Maurinho Branco.

De acordo com a gerente de planejamento estratégico do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro), Carla Rivetti, a medida se tornou uma alternativa atraente para os passageiros do transporte público, uma vez que possibilita uma viagem mais rápida. “Acreditamos também que a iniciativa é um dos primeiros passos para a melhoria da mobilidade do transporte coletivo na cidade. O cliente tem comportamento distinto com relação ao serviço e as linhas também têm operações diferenciadas e isso precisa ser avaliado”, destaca.

Foto: Setranspetro