Notícias

Para evitar colapso, Prefeitura de Salvador compra R$ 5 milhões em passagens de ônibus

9 de abril de 2020

A Prefeitura de Salvador, na Bahia, informou que vai comprar R$ 5 milhões em créditos de passagem do transporte coletivo. A decisão foi tomada devido à complicada situação financeira das empresas concessionárias de transporte por ônibus da capital, agravada com o impacto da pandemia da Covid-19.

Foto: Reprodução Diário do Transporte

“Além de tentar aliviar a situação, evitando um colapso imediato do sistema e mantendo os empregos dos rodoviários, os créditos também deverão ser utilizados futuramente em alguma ação social, a ser definida com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre)”, informou a administração municipal, em nota.

Além disso, a Prefeitura iniciou oficialmente, na quarta-feira, 08 de abril de 2020, a operação assistida do sistema de transporte coletivo por ônibus em Salvador.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a iniciativa foi desenvolvida como piloto desde o sábado, 04, e foi adotada devido à queda em 70% do número de passageiros fora dos horários de pico.

Ainda segundo Neto, a situação é resultado das medidas de isolamento social recomendadas por autoridades de saúde e adotadas pela gestão municipal.

“Tivemos a preocupação, desde o início, de acompanhar a dinâmica do transporte coletivo nos horários de pico. Desde a implantação dos decretos de restrição, temos visto situações preocupantes de aglomeração nos corredores mais demandados, em linhas com volume maior de passageiros transportados e em estações de ônibus. Por isso, foi solicitado à Semob o desenho de uma operação assistida e os resultados começaram a surtir efeito”, explicou o prefeito.

JÉSSICA MARQUES / DIÁRIO DO TRANSPORTE