Notícias

Petrópolis: 16 linhas de ônibus ainda com operação comprometida

15 de janeiro de 2020

O Setranspetro informa que todas as 234 linhas de ônibus que realizam o transporte coletivo de passageiros em Petrópolis estão operando no município. Entretanto, 16 linhas ainda circulam com alterações de itinerário e de pontos de parada.

Foto: Cidade Real

Pela Cidade Real, a linha 103 – Cândido Portinari está parando 600 metros antes do ponto final, na Praça da Mosela, por conta da queda de parte de um trecho da Rua Cândido Portinari. A linha 107 – Manoel Torres não está indo até o Terminal do Bingen. O coletivo está fazendo manobra no antigo ponto final, próximo à GE Celma. A linha 123 – Centenário está operando até a Lajes Aurora, por conta da queda de parte da pista.

Na Petro Ita, a linha 206 – Valparaíso (Terra Santa) não está indo até ao ponto final, por conta de um buraco na Rua Eugênio Barcelos. Com isso, o coletivo está efetuando a manobra na localidade popularmente conhecida como “Pracinha”. As linhas 404 – Duques e 412 – Quitandinha continuam cumprindo o itinerário até a Rua Guatemala, próximo à Casa do Alemão. A linha 454 – Vila Hípica (Via Rua Friburgo) está indo até o ponto final, porém, não passando pela Rua Paraná, por conta da falta de condições viárias no trecho. Já a linha 463 – Alto Independência (Via Rua “O”) está parando na localidade conhecida como “Bar da Ivani”, na Rua Cacilda Becker.

Nesta quarta-feira (15), outras linhas tiveram interferências na operação. Os ônibus que fazem a 407 – Siméria (Via Castelânea), 438 – Siméria (Via Alto da Serra) e 446 – Siméria (Via Coronel Veiga) precisaram parar antes do ponto final, na Rua Manoel Francisco de Paulo, por conta de uma obra de manutenção viária na comunidade, que terminou no início da tarde. Já a as linhas 423 – Vila Hípica (Espírito Santo) e 428 – Vila Hípica (Via Rua Ceará) tiveram os respectivos itinerários desviados pela Rua São Salvador, depois da abertura de um buraco na Rua Espírito Santo, por volta das 8h30. Já a linha 427 – Vinte e Quatro de Maio está com a operação interrompida, desde às 11h, quando um caminhão impediu a passagem de ônibus no local. O serviço, autorizado pelas autoridades de trânsito tem a previsão de término às 13h.

A Cidade das Hortênsias está, desde a última quinta-feira (2), com a linha 316 – Floresta (Via Francisco Scali) atendendo apenas a região do Quissamã, fazendo o embarque e desembarque de passageiros no Terminal Itamarati. A abertura de uma cratera na Rua Francisco Scali está impedindo a circulação do coletivo na região. Além disso, a mesma linha, no trajeto sentido Floresta, não está passando pela Rua Henrique Paixão, após parte do trecho da pista ceder.

A Viação Cascatinha também enfrenta problemas. A linha 517 – Comunidade do Ventura está parando próximo ao Clube Saudade. Enquanto isso, a 526 – Modesto Guimarães está cumprindo itinerário até a Estrada Divino Espírito Santo, parando próximo ao Alborgue.

Já a Turb Petrópolis continua com interferências nos distritos. Desde a semana passada, a linha 703 – Santa Mônica está parando dois quilômetros antes do ponto final, atendendo até a localidade conhecida como Igreja, por falta de adequação viária. Enquanto isso, a linha 717 – Posse (Via Ingá) não está operando no bairro Ingá, desde o dia 18 de dezembro de 2019, por conta da falta de condições viárias na região, que se estende a uma distância de aproximadamente um quilômetro.