Notícias

Professora de filosofia fala sobre feminismo para colaboradores do Setranspetro

15 de março de 2019

A professora de filosofia, Júlia Casamasso Mattoso, participou de um bate-papo com os colaboradores do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) na tarde desta quinta-feira (14). A conversa com o tema “Feminismo pra quê?” ocorreu no mês em que é comemorado o Dia da Mulher.

Durante o encontro, Júlia falou sobre a história da sociedade e o surgimento do movimento feminista, passando pela luta das mulheres ao direito ao voto até a pequena presença das mulheres no meio político nos dias atuais.

Ela também explicou o significado do dia 8 de março que lembra o ocorrido em uma fábrica dos Estados Unidos, em 1911, quando 130 mulheres, que estavam lutando por melhores condições trabalhistas, morreram queimadas.

A professora, que é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou ainda estatísticas de feminicídio, casos de estupro e violência contra a mulher. Ela lembrou que a maior parte desses casos acontece dentro de casa. “Isso é inadmissível!”, disse.

Júlia abordou ainda assuntos como a divisão de trabalhos domésticos, o fato de os homens ainda ocuparem a maioria dos postos de liderança no mercado de trabalho e sobre a jornada dupla e, às vezes tripla, que as mulheres enfrentam no dia a dia – trabalhando fora e sendo responsáveis por cuidar da casa e dos filhos. Para Júlia, é preciso investir ainda mais no respeito às diferenças para que esse cenário mude.

No final do bate-papo, os colaboradores do Setranspetro também puderam interagir contando situações que já vivenciaram, principalmente as mulheres que já foram vítimas de preconceito por questões de gênero em algum momento de suas vidas.