Notícias

Projeto que incentiva a leitura dentro dos ônibus da Turb Petrópolis completa dois anos

14 de março de 2019

O projeto Cultura no ônibus, que disponibiliza livros gratuitamente para os passageiros da Turb Petrópolis, completa dois anos neste mês. A empresa fará uma ação nesta quinta-feira (14), às 14h30, no Terminal Corrêas, com distribuição de marcadores de livros e com o objetivo de difundir ainda mais a iniciativa para os clientes do transporte público.

Foto: Turb Petrópolis

Atualmente, os displays estão distribuídos em nove linhas de ônibus, sendo 600 – Terminal Corrêas, 603 – Águas Lindas, 609 – Castelo São Manoel, 610 – Araras, 618 – Araras – Via Santa Luzia, 622 – Araras – Via Vista Alegre, 700 – Terminal Itaipava, 703 – Santa Mônica e 704 – Madame Machado. Segundo o diretor da empresa, Jean Moraes, a ideia é incentivar a prática da leitura para crianças, jovens e adultos que utilizam os ônibus.

“Desde sua implantação e ampliação, o projeto teve adesão dos colaboradores internos e também dos nossos clientes. Temos recebido elogios e constatamos que estamos no caminho certo. Atualmente, temos aproximadamente mil livros em estoque e 400 em circulação”, disse.

Ao todo, 30 voluntários da empresa participam da iniciativa. Todos os livros que ficam nos displays podem ser lidos durante a viagem ou levados para casa. O projeto surgiu em 2017 por meio de uma parceria com a Ong Portal do Livro, que doou os primeiros 700 títulos para o Cultura no Ônibus.

No ano passado, a empresa adquiriu outros mil livros da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO).

Doações

Jean acrescenta que a empresa aceita doações de livros, uma vez que a ideia é ampliar o projeto para mais linhas ao longo deste ano, com o objetivo de chegar a 100% da frota da Turb Petrópolis.

As doações podem ser feitas na garagem, nos Terminais Corrêas e Itaipava e quem não puder fazer o deslocamento pode ligar para o número (24) 2220-9176, que a empresa vai até o local buscar os títulos.

Como surgiu o Cultura no ônibus?

O projeto foi idealizado pelo ex-cobrador da Piracicabana, Antônio da Conceição Ferreira, conhecido como o “Antônio do Livro”. A ação começou em Brasília e, atualmente, está em 525 ônibus da empresa, no Distrito Federal.

A ideia também foi compartilhada por outras empresas do grupo e está presente em Mogi das Cruzes, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Praia Grande e Uberaba. Só em 2018, 60 mil livros foram colocados em circulação pelas empresas.