Notícias

Turp Transporte completa um ano dando continuidade a um legado de investimentos

27 de maio de 2022

A empresa de ônibus Turp Transporte acaba de completar seu primeiro ano em operação no município de Petrópolis. Dando continuidade a um legado de investimentos deixados pela antecessora Turb, a operadora vem modernizando sua atuação, desde as rotinas de trabalho até o atendimento ao cliente. Com 55 linhas em operação, é responsável por prestar serviço em todos os distritos da cidade, com destaque aos da Posse e Itaipava.

Foto: Turp Transporte

Em seu primeiro ano de operação, a empresa deu continuidade à renovação da frota, adquirindo 15 ônibus zero quilômetro, com as últimas tecnologias disponíveis no mercado, pensando na comodidade e segurança dos passageiros. Estes, somados aos veículos novos comprados nos últimos quatro anos, representam renovação de 67% da frota, fazendo com que a atual idade média dos ônibus seja de apenas cinco anos.

“Mesmo se tratando de uma nova gestão, a Turp Transporte faz questão de dar continuidade a uma série de investimentos, sempre com o foco voltado à prestação de um serviço com qualidade para o cliente, com equipamentos de ponta, que possam auxiliar os nossos colaboradores na realização das atividades”, disse Jean Moraes, diretor da empresa.

Entre as novidades do primeiro ano, a empresa atuou na revitalização visual da frota patrimonial. Além disso, comprou sistemas e softwares com o objetivo de desenvolver propostas de programação de horários aos passageiros, evidenciando a oferta e a demanda de cada linha, além de iniciar a renovação dos aparelhos validadores nos coletivos, oferecendo a modalidade de pagamento da tarifa por aproximação de celular. A Turp ainda adquiriu 27 aparelhos de telemetria veicular, utilizados para gerir e avaliar os ônibus de forma online.

A comunicação com o cliente também vem se destacando neste primeiro ano. Com o aplicativo Cittamobi, exclusivo aos passageiros da Turp Transporte, o cliente acompanha em tempo real a localização do ônibus e a previsão de chegada ao ponto que o passageiro está, de forma rápida e precisa. Segundo dados da plataforma, mais de nove mil passageiros utilizam o App, que totaliza mais de 150 mil acessos desde sua divulgação em Petrópolis.

Também pensando nos passageiros, a empresa possui atividades solidárias, interrompidas temporariamente pela pandemia. Entre elas, o projeto “Cultura no Ônibus”, que estimula o compartilhamento de livros no interior dos ônibus, além das campanhas de doação de sangue, agasalhos e alimentos. Aos profissionais, as datas específicas do setor também são lembradas e homenageadas, entre elas, o dia do motorista, cobrador e mecânico.

As ações de treinamento e qualificação profissional são outros diferenciais na Turp. Com atividades operacionais realizadas de forma regular, a empresa investe na capacitação dos colaboradores e no desenvolvimento técnico, tanto no ambiente interno, como também no externo. A operadora ainda realiza os programas de motivação, que buscam valorizar e reconhecer os profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, através de premiações.

Legado de investimentos

Alguns trabalhos já realizados anteriormente foram mantidos, com o objetivo de garantir a melhoria contínua dos processos. Pelo oitavo ano consecutivo, foi conquistada a manutenção da ISO 9001: 2015, que é o reconhecimento do Inmetro, que aponta a atuação da empresa com Gestão de Qualidade. Além disso, nos ônibus, a frota segue 100% acessível para cadeirantes, toda equipada com motor Euro V, pensada para reduzir a emissão de poluentes, além de ser abastecida com diesel B20 S10.

Pensando em práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente, a operadora segue realizando manutenções no sistema de energia solar instalado no jardim da garagem, capaz de gerar até 14,2 mil quilowatt-hora, resultando em economia de até 80% no custo da tarifa de energia elétrica. Com um espaço sustentável, a empresa plantou mais de 15 mil mudas de árvores, em uma área equivalente a seis hectares, promovendo o reflorestamento da região.

Pioneira em uma série de projetos, a operadora também conta com um dos maiores sistemas de reuso e captação de água da chuva no município, que chega a 10,5 milhões de litros por ano. Deste total, 75% da água captada é reutilizada para a limpeza dos ônibus, garagem e jardins.

No local, a Turp Transporte ainda reaproveita peças e sucatas para a confecção de acessórios, destina carcaças de pneus para trituração, realiza a gestão e destinação de lixo reciclável, eletrônico e óleo lubrificante para o descarte correto, além da utilização de uma cabine de pintura para conter a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.