Home » Projetos

Projetos

Selo Verde

As empresas de ônibus que atuam em Petrópolis são certificadas com o Selo Verde, um convênio formado pelas parcerias entre a Fetranspor, o Inea e o Programa Despoluir da CNT-Sest/Senat. Isso significa que 100% da frota atendem ao índice de poluição estipulado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, com números abaixo do que é pedido.

A avaliação da emissão de gases é feita a cada quatro meses em todas as empresas que compõem o sistema rodoviário da cidade: Petro Ita, Turb, Cidade Real, Viação Cascatinha e Cidade das Hortênsias.

Para fazer a aferição, é usado um equipamento chamado opacímetro, homologado pelo Inmetro. O aparelho mede a quantidade de fumaça emitida por metro e é ligado a um sistema computacional. Por meio dele, é possível verificar os índices de emissão de gases que aquele veículo está emitindo.

Foto: Fetranspor

 

Campanhas

As campanhas do Setranspetro acontecem em parceria com as empresas de ônibus e tem o objetivo de promover a solidariedade. As doações são entregues sempre para instituições sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade social.

A principal campanha do sistema é a do agasalho que ocorre nos meses mais frios do ano, geralmente, com início em maio e terminando em julho. As empresas fazem a arrecadação nos terminais e nas garagens. A Turb Petrópolis, Petro Ita e Viação Cascatinha também colocam displays para arrecadação dentro de algumas linhas.

As doações também podem ser feitas na sede do Setranspetro.

O sistema também promove campanhas para o Dia das Crianças e de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza no fim do ano.

Arte: Setranspetro