Notícias

Retrospectiva Setranspetro: confira os 19 momentos que marcaram este ano

20 de dezembro de 2019

O ano de 2019 chega ao fim trazendo grandes resultados para o setor de Transporte Público em Petrópolis. Mesmo diante de um cenário desafiador, as empresas de ônibus e o Setranspetro novamente se sobressaíram, realizando grandes investimentos no município. Diante disso, separamos aqui os 19 momentos que marcaram as atividades do setor neste ano.

1 – RENOVAÇÃO DA FROTA

Somente este ano, a renovação da frota de ônibus em Petrópolis chegou à quantidade de 26 ônibus zero quilômetro. Destes, 10 coletivos foram da Turb Petrópolis, oito da Petro Ita, seis da Viação Cascatinha e dois da Cidade das Hortênsias. Juntas, as empresas totalizaram investimento de R$ 8,3 milhões.

2 – CAMPANHAS BENEFICENTES

Diversas campanhas beneficentes foram realizadas pelas empresas de ônibus e o Setranspetro em prol de instituições carentes e também pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por algumas vezes, as ações se desenvolveram em conjunto com todas as operadoras, gerando grandes resultados. A Campanha do Agasalho, por exemplo, arrecadou 2,5 mil peças de roupas de inverno. Já a Campanha para o Dia das Crianças terminou com três mil brinquedos arrecadados.

3 – MEIO AMBIENTE

As empresas continuaram adotando procedimentos sustentáveis em benefício ao meio ambiente. Além da reutilização de 14 milhões de litros de água todos os anos, as operadoras também realizam ações como plantio de árvores, instalação de lâmpadas de Led, controle de emissão mínima de gás carbônico, coleta seletiva e reciclagem. Além disso, a Turb Petrópolis adotou o Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, que converte luz em eletricidade.

4 – SAÚDE

Durante o ano, as empresas também realizaram atividades voltadas à saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Durante as ações, os profissionais tiveram acesso a serviços como aferição de pressão e glicemia, orientação alimentar, massoterapia, entre outros. Em algumas ocasiões, os rodoviários também foram levados para receber doses de vacina de imunização, seguindo o cartão de vacinação e suas pendências. Além disso, com adesivos nos ônibus e atividades internas, as empresas lembraram a importância da prevenção ao câncer, no Outubro Rosa e no Novembro Azul.

5 – PROFISSIONALIZAÇÃO

Pensando na formação e capacitação dos colaboradores, além do bom atendimento ao passageiro, as empresas disponibilizaram cursos e treinamentos sobre temas variados como legislação, relacionamento interpessoal, e, principalmente, acessibilidade. Além disso, pessoas inscritas como Jovem Aprendiz, tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

6 – RECONHECIMENTO

Com o objetivo de homenagear os rodoviários, foi realizada este ano a cerimônia de entrega do “I Prêmio Vocação Rodoviário”. A solenidade, que aconteceu no Clube Petropolitano, reuniu mais de 200 convidados entre autoridades, colaboradores, seus familiares e amigos. Ainda durante o ano, as empresas destacaram a importância dos profissionais no Dia do Rodoviário. A data foi marcada por homenagens, brindes e comemoração nas garagens.

7- DIA DA MULHER

Diversas ações foram realizadas pelo Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, as empresas realizaram café da manhã especial, entregas de rosas e uma série de homenagens para as colaboradoras e as mulheres que passaram pelos Terminais Itaipava, Corrêas e Itamarati.

8 – CONSCIENTIZAÇÃO

O Setranspetro e as empresas de ônibus ainda realizaram campanhas de grande relevância ao longo do ano. Em fevereiro, foi trabalhada a questão da conscientização do uso do celular enquanto está na direção de um veículo. Em abril, o combate ao transporte clandestino de passageiros foi o tema abordado. No Maio Amarelo, laços espalhados nos ônibus e diálogo com os motoristas, teve como objetivo despertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, sendo novamente abordado na Semana Nacional do Trânsito, em setembro.

9 – INOVAÇÃO

Os cartões modelo Expresso Rio Card foram trocados pelo novo Riocard Mais, superando todas as expectativas em Petrópolis, com mais de 30 mil trocas. A substituição fez parte da evolução do sistema de bilhetagem eletrônica, que passou a oferecer a recarga com cartão de crédito por meio de aplicativo, inteligência artificial e um clube de vantagens.

10 – NOVIDADE

As novas máquinas de autoatendimento para recarga dos cartões Riocard Mais chegaram a Petrópolis, sendo colocadas nos terminais de ônibus do Centro, Itamarati e Itaipava. Os equipamentos vieram com dispensador de cartão como novidade. Com isso, os clientes passaram a adquirir na hora o cartão Riocard Mais Expresso. Além disso, a máquina instalada no Centro trouxe outra novidade, que é a recarga por meio de cartão de débito.

11 – CONFORTO

A Cidade das Hortênsias realizou uma série de investimentos no Terminal Itamarati, com o objetivo de dar mais conforto aos seus passageiros. Entre as novidades, a implantação de uma torre de recarga para aparelho celular e também a liberação do sinal de internet gratuito aos clientes. Além disso, a empresa ainda regularizou todo o piso do local, utilizando quase 40 toneladas de asfalto.

12 – AMBIENTE VIRTUAL

A empresa de ônibus Viação Cascatinha lançou uma plataforma para se aproximar dos clientes na área digital. Com o aplicativo “Cascatinha”, os passageiros da empresa passaram a ter acesso a informações, como horários e itinerários. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistemas Android e IOS.

13 – SIMULADOR DE TARIFAS

O Setranspetro e as empresas de ônibus desenvolveram um Simulador de Tarifas. Com o programa, os clientes tiveram acesso ao cálculo da passagem, conhecendo os componentes que mais impactam para o valor final da tarifa, gerando mais transparência para o setor. Baseado em dados oficiais disponibilizados para consulta pública, qualquer cidadão teve acesso ao custo, que poderia ser 36% mais barato, chegando a R$ 2,92.

14 – APROXIMAÇÃO COM O CLIENTE

O Setranspetro lançou o seu novo canal de comunicação com os clientes do transporte público coletivo em Petrópolis, agora, com uma página no Facebook. O objetivo é que os passageiros pudessem conhecer de forma rápida e objetiva todas as informações do setor, curiosidades, vagas de emprego e as atualizações dos principais acontecimentos relacionados à circulação dos ônibus no município, além dos serviços e inovações oferecidos. Para acessar a página, basta acessar o link https://www.facebook.com/Setranspetro/ .

15 – MOBILIDADE URBANA

O Setranspetro e as empresas de ônibus realizaram o I Seminário “Os desafios da Mobilidade Urbana de Petrópolis”. O evento aconteceu no auditório do sindicato e contou com autoridades e representantes do poder público. No local foi apresentado o cenário atual do Sistema de Transporte Coletivo e algumas proposições para o seu desenvolvimento.

16 – ÔNIBUS ILUMINADOS

As empresas de ônibus que realizam o transporte público coletivo em Petrópolis entraram no clima natalino pelo terceiro ano consecutivo. As operadoras investiram na decoração dos coletivos com luzes de led, levando entusiasmo à população e deixando a cidade ainda mais iluminada.

17 – CRIATIVIDADE

Misturando diversão e conscientização no Carnaval, a Cidade das Hortênsias criou o “Bloco da CDH” em um de seus coletivos totalmente personalizado para a data, enquanto a Turb Petrópolis orientou seus colaboradores quanto à prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. No Setranspetro, funcionários também entraram no ritmo da maior festa popular do país com um café da manhã temático.

18 – FESTA DE ANIVERSÁRIO

Trocando os carrinhos por ônibus de brinquedo, o pequeno Tiago César, que completou cinco anos de idade no mês de outubro, foi quem escolheu o tema de sua festa de aniversário deste ano. Apaixonado por ônibus, o menino pediu à família que a celebração carregasse o título “Turb Petrópolis”, que realiza o transporte na região em que mora, no Vale do Cuiabá, tendo também como presente, uma visita à garagem da empresa.

19 – HERÓIS

Um homem foi resgatado por funcionários da Turb Petrópolis após capotar com um veículo de passeio na Rua Bernardo Coutinho, em Araras. O acidente aconteceu no mês de fevereiro. Na ocasião, o motorista Waldemar Lessa e o cobrador Arthur Eduardo Tavares, que estavam atuando na linha 622 – Araras, desceram do ônibus e conseguiram retirar a vítima do carro.