Notícias

Prefeito de SP confirma R$ 375 milhões/mês para manter emprego de profissionais como motoristas de ônibus

31 de março de 2020

Em entrevista coletiva no final da manhã de segunda-feira, 30 de março de 2020, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, confirmou gastos na ordem de R$ 375 milhões por mês para manter empregos de 108 mil trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços para a prefeitura ou concessionárias, como as empresas de ônibus, salvaguardando assim, por exemplo, o emprego de motoristas, cobradores ou outros profissionais do setor.

Foto: Redes Sociais

A medida faz parte de um projeto de lei de Bruno Covas com ações emergenciais para minimizar os impactos econômicos do avanço do coronavírus. A Câmara Municipal aprovou o projeto na sexta-feira, 27, em sessão virtual.

O prefeito não descartou a possibilidade de os subsídios serem maiores que os previstos antes da pandemia que teve origem na China. Bruno Covas ainda disse que questões salariais, como cortes de salários diante de redução de jornada, é uma liberdade de negociação que empresas e trabalhadores devem ter.

Sobre a redução da frota de ônibus (na segunda-feira só circularam 40% dos veículos, sendo que a prefeitura diz que houve 77% de queda de demanda), Bruno Covas afirmou que mais 100 coletivos devem ser implementados nas linhas que registraram maior lotação.

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
DIÁRIO DO TRANSPORTE