Notícias

Turb Petrópolis cumpre normas e recomendações da Vigilância Sanitária durante a pandemia

9 de julho de 2020

A empresa de ônibus Turb Petrópolis vem a público se posicionar sobre o excelente resultado do trabalho de fiscalização realizado pelas equipes do Procon e da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), no fim da tarde e início da noite de ontem (6) e na manhã desta terça-feira (7), nos terminais urbanos de Corrêas e Itaipava.

Foto: Turb Petrópolis

Durante a vistoria, nas 140 viagens dos ônibus da Turb Petrópolis, apenas uma partida, da linha 700 – Terminal Itaipava, veículo de número 6302, apresentou taxa de ocupação de dois passageiros a mais que o estabelecido pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Petrópolis. As outras 139 partidas estavam absolutamente de acordo com os decretos, regulamentações e recomendações municipais.

A Turb Petrópolis preza pela saúde e segurança de seus colaboradores e clientes. E, por esta razão, desde o início da pandemia opera com frota superior à demanda de passageiros. A linha 700 – Terminal Itaipava é uma das mais acessadas pelos clientes e uma das que possuem maior percurso na cidade, tendo assim, mais interferências de tempo e retenções.

A Turb Petrópolis quer prestar um serviço seguro e de confiança para os seus clientes. Por esta razão, para gerar cada vez mais transparência no cumprimento de suas viagens, a empresa lançou no dia 26 de junho o aplicativo Cittamobi, que aponta a localização e o momento exato em que o ônibus chegará ao ponto em que a pessoa está. O App está disponível de forma gratuita nas versões Android e IOS.

Desde o início da pandemia, a Turb Petrópolis reforçou a higienização de toda a sua frota, inclusive, nos terminais. Além disso, distribuiu máscaras de proteção respiratória aos colaboradores, aplicou adesivos em todos os veículos, com instruções de utilização de máscara e medidas de segurança, adquiriu termômetros e está medindo periodicamente a temperatura corporal de seus rodoviários. A empresa também realizou campanha de conscientização para os passageiros e vem aumentando sistematicamente a oferta de ônibus, com oferta superior à demanda, conforme divulgado pela CPTrans e Setranspetro, e segue adotando uma operação dinâmica, com adaptações diárias e semanais.

A empresa reforça que todos os profissionais foram comunicados sobre a determinação para a ocupação dos veículos desde o início da pandemia e o não cumprimento desta decisão estará sujeita à medida disciplinar sobre o colaborador envolvido. De acordo com as recomendações sanitárias do Departamento de Vigilância em Saúde de Petrópolis, os ônibus no município podem ter 100% dos assentos ocupados, além de ser permitida a quantidade de dois passageiros em pé por cada metro quadrado, que é equivalente a 33% da capacidade de passageiros em pé.

O Setranspetro esclarece que as empresas de ônibus são responsabilizadas a cuidar da ocupação dos veículos. De acordo com a CPTrans, todos os ônibus podem operar com todos os assentos ocupados. Já o número de passageiros em pé, pode variar de acordo com o tamanho do veículo.

Um micro-ônibus com três metros de comprimento pode ter seis passageiros em pé, enquanto o micromaster, com quatro metros, pode operar com oito pessoas em pé. O ônibus convencional, com 11 metros de comprimento, pode transitar com 12 passageiros em pé e o alongado, com 13 metros, pode operar com 16 clientes em pé.

Por fim, o Setranspetro pede a conscientização de todas as partes com relação à ocupação dos pontos de ônibus e terminais.