Notícias

Retrospectiva Setranspetro: confira os 20 momentos que marcaram este ano

22 de dezembro de 2020

O ano de 2020 chega ao fim, mas deixa para sempre uma marca em nossas lembranças e também nos livros de história. Por aqui, aprendemos a pensar mais na coletividade, no respeito às diferenças e, principalmente, voltamos a nossa atenção aos simples gestos de amor e afeto ao próximo.

Seguimos enfrentando o período mais desafiador de todos os tempos e sabemos do nosso compromisso com você, nosso cliente. A crise, infelizmente, também atingiu o Setor de Transportes em Petrópolis, aumentando ainda mais todos os prejuízos que já vínhamos acumulando.

Mesmo chegando à beira de um colapso, as nossas empresas de ônibus estão unindo esforços e se dedicando ao máximo, para continuar atendendo todas as regiões da nossa querida cidade. Sabemos que os desafios são gigantes, mas vamos passar por essa difícil fase, tendo você ao nosso lado.

Em um cenário de incertezas e inseguranças, os ônibus em Petrópolis continuaram circulando. Nos momentos de isolamento social, em que todos estavam em casa, com medo e assustados, aqui permanecíamos, garantindo o seu direito de ir e vir. Sabemos que milhares de pessoas utilizam os nossos serviços e, por você e sua família, estamos mantendo o nosso atendimento.

Acreditem! Estamos fazendo o máximo possível para conseguir vencer este difícil ano, superar as dificuldades e pressões, para chegar em 2021 com você. Temos muito que melhorar e vamos nos empenhar para isso. Que este novo ano seja de muita paz e saúde para toda a nossa população.

Agora, para você que nos acompanha e é nosso cliente, separamos os 20 momentos que mais marcaram as atividades do nosso setor em Petrópolis. Vem relembrar com a gente!

1 – EMPATIA NA PANDEMIA

Em tempos de dificuldades, a Cidade das Hortênsias ajudou os clientes do transporte público a cumprirem o isolamento social. Com o “CDH GO”, o passageiro não precisou sair da quarentena para fazer compras de itens imprescindíveis. Bastou apenas fazer a lista de produtos e entrar em contato com a empresa, que combinou o ponto de ônibus e o horário da entrega. O serviço realizado foi totalmente gratuito.

2 – ATITUDE QUE FAZ A DIFERENÇA

O motorista Igor Fagundes, da empresa Cidade das Hortênsias, virou notícia após uma atitude exemplar enquanto dirigia. Ao perceber que uma senhora havia caído na rua, o rodoviário parou o ônibus e prestou auxílio à mulher. O flagrante foi registrado por Jadeh Rodrigues, que publicou a boa ação do colaborador em seu perfil pessoal, nas redes sociais, fazendo com que o motorista fosse destaque em um jornal local.

3 – RESPEITO E HONESTIDADE

O manobrista Samuel de Souza Prata, de 41 anos, mostrou que a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo ainda continuam fazendo parte da rotina dos cidadãos de bem. Horas após encontrar uma carteira com R$ 1,5 mil em um ônibus da empresa Cidade Real, o colaborador fez questão de entregar pessoalmente os recursos ao idoso Marco Antônio de Oliveira, de 60 anos. O encontro rendeu muitos agradecimentos e mais esperança para um mundo melhor. Ao longo do ano, diversas carteiras e objetos pessoais foram devolvidos.

4 – DOAÇÃO DE SANGUE: UMA PASSAGEM PARA A VIDA

A empresa de ônibus Cidade Real se uniu, em parceria com o Banco de Sangue Santa Teresa, para o Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância em salvar vidas. Como forma de incentivo, os voluntários que fizeram a doação durante o período de tempo determinado pela campanha, ficaram isentos do pagamento de uma tarifa, nos ônibus da Cidade Real.

5 – PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

A Turb Petrópolis, com o apoio da Secretaria de Saúde, distribuiu gratuitamente quase 15 mil preservativos nos terminais de ônibus em Corrêas e Itaipava. A ação de conscientização aconteceu durante o Carnaval, tendo como objetivo informar aos passageiros e rodoviários sobre a importância da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

6 – RECONHECIMENTO E GRATIDÃO

O Dia do Cobrador, comemorado em 15 de janeiro, foi marcado por homenagem na Turb Petrópolis. Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos colaboradores, a empresa fez a distribuição de lanches e brindes. A entrega aconteceu nos terminais de Corrêas e Itaipava para todos os profissionais que atuam na função.

7 – ENFRENTANDO DESAFIOS

A empresa de ônibus Cascatinha, assim como a Turb Petrópolis, precisou colocar em prática toda a técnica operacional para manter o atendimento à população que utiliza a Estrada União e Indústria. Em razão das obras do DNIT na região, a empresa precisou driblar os inúmeros congestionamentos diários, cumprindo ao máximo com os horários definidos para a operação. Haja esforço!

8 – LINHA DE FRENTE

Antes mesmo da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção respiratória no município, para evitar a disseminação do Coronavírus, os motoristas e colaboradores das empresas Petro Ita e Cascatinha receberam o item, junto com a distribuição de folhetos informativos sobre os procedimentos de higienização, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e das autoridades governamentais. O mesmo aconteceu com as demais empresas, que seguiram os mesmos protocolos de segurança, como aferição de temperatura, uso de máscara, disponibilização de álcool gel e intensificação na limpeza.

9 – DEIXOU SAUDADE

O ano de 2020 também deixou a marca da saudade, após o falecimento precoce do colega, amigo e inspetor Sérgio Ricardo de Melo, de 50 anos. Rodoviário há 26 anos, Serginho, como era carinhosamente conhecido entre os amigos, começou na Petro Ita atuando como cobrador, sendo promovido à função de fiscal e posteriormente inspetor. Casado e pai de duas filhas, Serginho deixa suas principais marcas, sendo elas a humildade, alegria, companheirismo e profissionalismo.

Pela Turb Petrópolis, também sofremos com o falecimento do colaborador Guilherme Valentim Vianna, que há três anos e meio trabalhava na empresa e estava em processo de desenvolvimento profissional, iniciando como cobrador e recentemente aprovado como motorista.

10 – MAIS QUE MERECIDO

As empresas de ônibus em Petrópolis comemoraram o Dia do Rodoviário. Mesmo enfrentando um período de grave crise econômica financeira, as operadoras não deixaram de presentear seus colaboradores com brindes, bolo e homenagens nas redes sociais. A data celebrada faz menção aos profissionais que prestam um serviço essencial na sociedade, conduzindo a população para os mais variados lugares, mesmo durante pandemia.

11 – LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER

O Dia Internacional da Mulher foi de muita homenagem às colaboradoras que atuam nas empresas de ônibus de Petrópolis e no Setranspetro. Repleta de homenagens e distribuição de rosas e kits, a data ainda reforçou a divulgação da campanha “Diga não ao assédio”, que orientou a população sobre como reagir em casos de assédio ou importunação sexual, principalmente, dentro dos coletivos.

12 – SAÚDE É O QUE INTERESSA

As empresas de ônibus em Petrópolis receberam, pela primeira vez, o projeto “Transportando Saúde nas Cidades”. A ação teve como finalidade proporcionar melhores condições de saúde aos rodoviários que, mesmo em momento de pandemia, continuaram atuando para o deslocamento da população. O trabalho, que contou com serviços de odontologia, fisioterapia e direção defensiva, atendeu de forma gratuita mais de 200 colaboradores do transporte público coletivo de passageiros.

13 – SEGUINDO OS PROTOCOLOS

As empresas de ônibus seguem ampliando e intensificando, através de suas equipes de limpeza, os trabalhos de higienização em toda a frota em Petrópolis. Os procedimentos também acontecem diariamente, desde o início da pandemia, nas garagens, terminais e pontos de ônibus com grande fluxo de pessoas, e têm como finalidade combater a disseminação do Coronavírus. Além das medidas de limpeza, as empresas de ônibus seguem orientando aos colaboradores a adoção de práticas de prevenção.

14 – RETORNO DA QUARENTENA

A Fetranspor, os sindicatos filiados e as empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro lançaram a segunda etapa da campanha “Retorno da Quarentena”. Foram produzidos vídeos com depoimentos de rodoviários de diferentes áreas de atuação nas empresas de ônibus, relatando os cuidados adotados para a missão com os clientes, oferecendo o máximo de segurança frente aos riscos de contaminação e propagação da Covid-19. O primeiro vídeo foi lançado no dia 4 de novembro, com o motorista Levi de Souza Macedo, da Turb Petrópolis.

15 – CUIDADOS REDOBRADOS

As empresas de ônibus seguiram redobrando todos os cuidados com a saúde dos colaboradores. A Cidade das Hortênsias, em parceria com o Sest Senat Três Rios, realizou uma ação voltada à saúde e higiene bucal dos rodoviários. Já a Turb Petrópolis convidou todos os profissionais para receber a dose da vacina contra a gripe, em parceria com a Secretaria de Saúde. Além disso, as empresas promoveram a testagem em massa em todos os rodoviários.

16 – PENSANDO NO COLETIVO

Mesmo em período de pandemia, o atendimento à gratuidade especial continuou acontecendo aos beneficiários. Vale lembrar que, no início da pandemia, todos os cartões foram renovados automaticamente, para evitar a exposição dos clientes ao Coronavírus.

17 – TECNOLOGIA E AGILIDADE

Os terminais de ônibus do Centro, Itamarati, Bingen, Corrêas e Itaipava receberam as novas máquinas de autoatendimento para recarga dos cartões Riocard Mais, em Petrópolis. Mais modernos, os equipamentos passaram a oferecer diversas novidades como o pagamento das recargas com cédulas, moedas e cartões de débito. Além disso, todos eles contam com um dispensador de cartão, onde o cliente pode adquirir na hora o Riocard Mais. Ainda como alternativa, o passageiro pode efetuar a compra de recarga de transporte com cartão de crédito, débito ou boleto bancário, além de consultar saldos e extratos a qualquer momento, por meio do aplicativo Riocard Mais.

18 – RENOVAÇÃO DA FROTA

As empresas de ônibus investiram na renovação da frota no início do ano, antes da pandemia. A Turb Petrópolis apresentou 10 ônibus, a Cidade Real apresentou cinco micro-ônibus e a Cidade das Hortênsias apresentou outros dois micro-ônibus. Todos os veículos são zero quilômetro e chegaram para oferecer mais conforto aos clientes do sistema de transporte coletivo, tecnologia e aumento da eficiência operacional.

19 – COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

As empresas de ônibus seguiram investindo na comunicação com os clientes. A Turb Petrópolis lançou o Cittamobi, aplicativo que apresenta a precisão da localização do ônibus em tempo real, previsão de chegada no ponto em que a pessoa está, duração aproximada do trajeto e avaliação das viagens. Além deste, exclusivo para a Turb Petrópolis, as demais empresas possuem o “Vá de Ônibus”, que também permite o uso das funções similares em tempo real, via GPS. Os clientes também podem ter informações exclusivas nos aplicativos “Petro Ita” e “Cascatinha”, além dos sites oficiais e redes sociais das empresas de ônibus.

20 – BOMBOU NAS REDES SOCIAIS

O Setranspetro completou um ano de contato com os clientes do transporte público coletivo de passageiros em Petrópolis, através de uma página no Facebook. Acompanhada por mais de quatro mil seguidores, a plataforma disponibiliza aos passageiros todas as informações do setor, curiosidades, vagas de emprego e as atualizações dos principais acontecimentos relacionados à circulação dos ônibus no município, além dos serviços e inovações oferecidos. Há um ano no ar, as publicações já alcançaram mais de 300 mil pessoas, com uma média de alcance superior a 25 mil pessoas mensalmente no município.