Notícias

Aplicativo que indica localização de ônibus em Petrópolis já conta com mais de 17 mil usuários

3 de maio de 2018

Mais de 17 mil usuários de transporte público já utilizam o aplicativo para saber, em tempo real, a localização dos ônibus. Os números correspondes aos acessos de dispositivos Android, iOS e pelo site www.vadeonibus.com.br. Por meio da plataforma, o Vá de Ônibus consegue informar ao usuário exatamente em que ponto do itinerário o veículo está. Além disso, também é possível calcular rotas, localizar os pontos de ônibus mais próximos ao usuário e consultar itinerários para seguir de um ponto ao outro da cidade. Todas as 241 linhas urbanas de Petrópolis podem ser consultadas tanto no site, quanto pelo app.

O Vá de Ônibus surge como principal aliado para o usuário de transporte público da cidade programe as suas viagens. Isso porque a cidade conta com uma frota de 350 ônibus em operação e, só em 2017, transportou 50 milhões de passageiros por 25 milhões de quilômetros – o suficiente para dar duas vezes a volta na Terra. A cidade tem, atualmente, um ônibus saindo de seus pontos finais a cada 12 segundos, auxiliando o dia a dia de 10.949 usuários que acessam o app por Android, 1.740 de celulares Apple e 4.417 pelo site, totalizando 17.106 mil pessoas que utilizando a plataforma.

Ao mesmo tempo em que a CPTrans trabalha na melhoria do trânsito para diminuir o tempo de viagem pelos usuários, também busca forma de auxiliar o dia a dia de quem utiliza o transporte público. Foi exatamente assim que nasceu o Vá de Ônibus, fruto de uma parceria com o Setranspetro e a Fetranspor. O trabalho contou com o mapeamento de todas as ruas da cidade com seus pontos de parada dos ônibus – execução que, por vezes, precisou ser feita manualmente, mas o trabalho, sem dúvidas, valeu a pena, considerando que as pessoas estão acessando.

Além dos recursos do app, o www.vadeonibus.com.br permite, ainda, que o usuário escolha o melhor itinerário para chegar ao destino desejado. Nele, todas as alternativas de viagens são apresentadas, incluindo números e nomes das linhas, eventuais transbordos, distâncias percorridas pelas linhas, trechos a serem percorridos a pé e o valor total a ser pago. Ao fazer a opção, seja ela por custo, distância, caminhada ou transbordos, o usuário terá acesso a todos os detalhes do percurso, ou seja, um passo a passo entre o local de origem informado e o local onde se pretende chegar. Vale lembrar que plataforma do Vá de Ônibus também localiza linhas de outros municípios do estado, por tanto, é importante que o usuário, ao fazer a busca, selecione exatamente a linha que precisa.

Foto: Setranspetro

Dicas para uso do aplicativo:

Após baixar gratuitamente na Apple Store ou Google Play o usuário deve autorizar o sistema para acessar a sua localização. Feito isso é só começar a usar. É importante que o usuário, ao escolher a opção de endereço, tanto no campo “Onde você está”, como no campo “Aonde você quer ir”, fique atento para colocar o nome correto da rua – o que vai garantir o sucesso na busca.

– Escolha na lista de municípios aquele em que você se encontra e aquele para o qual deseja ir.

– Não digite as palavras “rua”, “avenida”, “estrada”, etc. Informe apenas o nome do logradouro.

– Nos logradouros (ruas, avenidas, travessas, etc) cujos nomes tenham três ou mais palavras, digite somente uma das palavras que compõem o nome.

– Termos como presidente, coronel, general, marechal, senador, etc não devem ser digitados.

– Não digite acentos, cedilha ou hífen.

– Não use preposições.

– Para nomes de logradouros que possam apresentar grafias distintas, tente todas as grafias possíveis. Manga Larga, em Itaipava, por exemplo, é encontrado como Jerônimo Ferreira Alves.

– Logradouros com numerais digite por extenso.

– Você pode informar o número do logradouro.“Onde você está” ou “Aonde você quer ir”. A informação não é obrigatória, mas ajuda na busca de linhas de ônibus que passem o mais próximo do número informado.

– Caso você não encontre o endereço desejado, procure usar nomes de logradouros conhecidos e movimentados que sejam próximos aos pontos de partida ou chegada que você procura.

Percurso passo a passo:

A explicação abaixo considera a utilização de apenas uma linha:

– O primeiro passo informa como chegar ao ponto de embarque e onde fica localizado. Se houver necessidade de caminhar até o ponto, é informada a distância aproximada em metros a ser percorrida a pé entre o local de origem e o ponto de embarque.

– O segundo passo informa o nome e número da linha na qual o usuário deve embarcar.

– O terceiro passo informa o ponto de desembarque.

– O quarto passo informa como chegar ao destino desejado. Se houver necessidade de caminhar, é informada a distância aproximada em metros a ser percorrida entre o ponto de desembarque e o local de destino.