Notícias

Cidade das Hortênsias inicia o curso “Motorista Amigo do Ciclista”

24 de agosto de 2022

Mais de 20 profissionais da empresa participaram da primeira turma do curso que teve início nesta segunda-feira (22), na garagem da operadora. A ideia é instruir, conscientizar e gerar uma atualização de informações aos motoristas, com base no Código de Trânsito Brasileiro, para a condução preventiva, segura e pacífica. A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Ciclistas de Petrópolis, Acipe, e também foi uma homenagem a todos os ciclistas, que têm como data comemorativa o dia 19 de agosto.

Foto: Cidade das Hortênsias
Foto: Cidade das Hortênsias

“Percebemos a necessidade de fazer esta parceria com a Acipe para atualizar os conhecimentos do Código de Trânsito Brasileiro e também tornar o convívio dos motoristas de ônibus com os ciclistas cada vez mais pacífico e cordial”, destacou Valesca Rodrigues Bernardino, psicóloga da empresa.

Cada vez mais a bicicleta é utilizada como meio de transporte, instrumento de trabalho, lazer ou esporte e pensando nisso a Cidade das Hortênsias resolveu dar início ao programa que é dividido em duas partes: teórica e prática.

Na parte teórica, são abordados pontos como: o que diz o Código de Trânsito Brasileiro; o perigo de andar colado na bicicleta; o respeito à distância de 1,5m; o cuidado necessário nas curvas, cruzamentos e ultrapassagens; como agir próximo aos pontos de ônibus; como proceder em relação ao ponto cego; dentre outros assuntos.

 Já na parte prática, os motoristas vão para o lugar dos ciclistas e experimentam as sensações que os mesmos têm no trânsito, principalmente quando estão próximos a um veículo de grande porte. Mesmo já respeitando todas as regras e normas de trânsito, a parte prática permite que os rodoviários se coloquem no lugar do ciclista e não esqueçam mais as impressões e percepções que tiveram. 

Para Isabella Alvim Guedes, presidente da Acipe, a adesão das empresas ao curso é essencial para um trânsito mais seguro e cordial.

“Acho muito importante que os motoristas participem deste curso e fico feliz que tenha sido adotado por diferentes empresas na cidade. A bicicleta é um veículo não motorizado e está respaldado pela legislação de trânsito. É fundamental que os motoristas compreendam dessa forma, respeitando o ciclista, dando passagem prioritária, distanciamento mínimo e reduzindo a velocidade ao ultrapassar. O ciclista é uma pessoa, que tem sua vida e está se esforçando em cima de uma bicicleta para se deslocar – independente do objetivo. Quando principalmente o motorista do coletivo respeita o ciclista, nos dá uma sensação de encorajamento e empatia enormes. Um trânsito mais pacífico com certeza é o que mais salva vidas”, afirmou.