Notícias

Cidade Real implanta curso “Motorista Amigo do Ciclista”

27 de setembro de 2023

O curso “Motorista Amigo do Ciclista” chegou à empresa de ônibus Cidade Real, na última sexta-feira (22). Mais de 20 profissionais, entre motoristas, cobradores e um agente de limpeza, participaram da primeira turma, que tem como objetivo instruir, conscientizar e gerar atualização de informações para a condução preventiva, segura e pacífica. Os treinamentos foram divididos em duas etapas, sendo a teórica e a prática, contando com simulações do dia a dia no trânsito.

Foto: Cidade Real

O início do treinamento contou com detalhes sobre o Código de Trânsito Brasileiro e a educação no trânsito. Entre os assuntos abordados, foram destacados o aumento expressivo de ciclistas nas vias, o tráfego à noite, visibilidade em dias chuvosos, ponto cego do motorista, identificação de ciclofaixa, ciclorrota e faixa compartilhada, entre outros.

“Trouxemos para os motoristas a percepção de como o ciclista se sente, em diferentes situações no trânsito. Durante o curso, simulamos a condução correta, com distância regulamentada de 1,5 metro do ônibus para o ciclista, e também a condução sem a devida distância”, explicou Fábio Alexandre Caetano, motorista instrutor da empresa há nove anos.

Os treinamentos contaram com duas turmas, em distintos horários. Mauri Modesto Lima, motorista há mais de 30 anos, também é ciclista e possui uma coleção com mais de 50 bicicletas. Durante a participação, emprestou uma de suas prediletas para a simulação e falou sobre a importância do encontro.

“Sou ciclista desde os 13 anos de idade e sei quais são os desafios enfrentados diariamente nas ruas. É muito importante saber que a empresa de ônibus se preocupa em treinar seus colaboradores, através de uma condução responsável e segura”, concluiu o motorista da Cidade Real, de 75 anos.