Notícias

Empresa de ônibus conclui trabalho de reflorestamento em Petrópolis

15 de julho de 2023

A Turp Transporte recebeu a homologação do Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad), implantado na garagem da empresa, localizada em Itaipava, em dezembro de 2014. O reflorestamento, dividido em cinco fases, contou com a plantação superior a 10 mil mudas nativas do Bioma da Mata Atlântica, em uma área de quase 62 mil metros quadrados. A conclusão dos trabalhos acontece, às vésperas do Dia de Proteção às Florestas.

Foto: Turp Transporte

O projeto de reflorestamento, aprovado pelo ICMBio/APA Petrópolis, contou com particularidades, para que fosse realizado. “Questões topográficas e de drenagem, exigiram atenção especial, como a aquisição e disposição de mudas, adaptação fora de viveiro, desmame, tamanho das covas, tipo de adubação para plantio e cobertura, além de manutenções com coroamento e roçadas”, explicou José Roberto Scremin, engenheiro agrônomo.

Em 2014, foram plantadas as primeiras 1.775 mudas. Na segunda fase, no ano seguinte, pouco mais de 2,7 mil. Em 2016 e 2017, o terreno foi preparado para receber a terceira e quarta fase do projeto, totalizando a plantação de 2.583 mudas. No último estágio do projeto, foram plantadas quase 3,2 mil mudas, em 2018, chegando ao total de 10.221 mudas, em uma área de 61.270 mil metros quadrados, equivalente a pouco mais de seis hectares.

Todas as mudas foram adquiridas em viveiro licenciado e cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a distribuição das espécies foi realizada em formato triangular, considerando as árvores já existentes na área de plantio. De acordo com Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, o reflorestamento contou com trabalho árduo, rodeado de precauções.

“O desenvolvimento das mudas foi satisfatório, apesar da intensidade do ataque das formigas cortadeiras em todo o período de manutenção do projeto. No início, o terreno era ocupado apenas por capim e uma pequena área de vegetação nativa. Aos poucos, percebemos todo o desenvolvimento, que contou com o trabalho de profissionais especializados. Ao longo dos anos, sempre monitoramos a área, principalmente, para evitar queimadas ou qualquer outro tipo de intercorrência”, contou.


A homologação do projeto aconteceu, no dia 12 de maio deste ano, após vistoria na garagem, pelos órgãos competentes, e com base no relatório fotográfico da área. Segundo Victor Paulo Azevedo, analista ambiental e chefe do NGI ICMBio Serra Fluminense, o projeto de recuperação de área degradada foi considerado sucesso e exemplo de boas práticas pela APA Petrópolis.

“O reflorestamento foi perfeitamente executado pela empresa, em um local em que a vegetação dificilmente conseguiria se regenerar de forma espontânea, devido ao ambiente desfavorável. Hoje, temos uma floresta consolidada, com a presença de fauna silvestre, que passou a ser atraída pela presença da vegetação da Mata Atlântica”, disse.

Ainda segundo o analista ambiental, a Turp Transporte também adotou as demais recomendações do ICMBio, como a utilização de energia solar renovável e captação e aproveitamento de águas pluviais.

“Consideramos que a empresa cumpriu todos os compromissos determinados pelo ICMBio e, atualmente, serve de exemplo a ser seguido por outras empresas da região e por todo o país”, concluiu Victor Paulo Azevedo.