Notícias

Empresas de ônibus aderem a campanha Novembro Azul

12 de novembro de 2018

As empresas de transporte público de Petrópolis aderiram à campanha Novembro Azul e toda a frota que circula na cidade, ou seja, cerca de 400 ônibus, foi adesivada com um laço azul que representa o movimento. A campanha de conscientização ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e vai ocorrer durante todo o mês de novembro.

A empresas também vão realizar bate-papos de conscientização sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata neste mês. A Turb Petrópolis ainda iluminou com a cor azul a garagem que fica na rodovia BR-040 como forma de chamar a atenção para o tema.

Segundo dados do Centro de Terapia Oncológica (CTO), em 2017, foram registrados 85 casos da doença na cidade. Este ano já foram 74. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que este ano cerca de 186 novos casos da doença sejam diagnosticados por dia no país. No ano passado, 13.772 homens morreram com câncer de próstata no Brasil.

De acordo com o oncologista do CTO, Julio Vieira de Melo, o diagnóstico precoce é importante porque está relacionado diretamente com as chances de cura. “Quando a doença é detectada em fase inicial, a taxa de cura é maior do que 80%, seja com cirurgia ou radioterapia”, afirmou.

Para Carla Rivetti, gerente de planejamento estratégico do Setranspetro, a campanha das empresas tem como foco principal conscientizar e alertar os homens sobre a importância em cuidar da saúde.