Notícias

Empresas de ônibus celebram o Dia da Mulher em Petrópolis

8 de março de 2024

O Dia Internacional da Mulher inspirou uma série de iniciativas nas empresas de ônibus, em Petrópolis, nesta sexta-feira (8). As ações especiais tiveram como objetivo reconhecer e valorizar o papel da mulher, destacando também a sua importância no mercado de trabalho, com funções administrativas e operacionais, que garantem diariamente a mobilidade urbana e a segurança dos passageiros.

Foto: Cidade Real

Com uma extensa programação ao longo do dia, a Cidade Real preparou diversas atividades. Após um café da manhã especial, as mulheres tiveram acesso ao momento da beleza, com dicas de maquiagem, seguida pela blitz da saúde com a presença de profissionais capacitados, além de uma aula coletiva de ritmos. À tarde, a empresa recebeu uma advogada, que palestrou sobre “O direito da Mulher”, tendo o encerramento com um café da tarde e sorteio de brindes.

Claudia Campos, de 53 anos, é encarregada do Departamento Pessoal, há mais de uma década. Casada e mãe de duas filhas, participou das dinâmicas em grupo para tentar garantir um prêmio. “Torcendo pra ganhar o dia de beleza, afinal, toda mulher quer e merece um tratamento especial”, brincou a rodoviária, enaltecendo os valores da mulher. “Somos fortes, guerreiras, mas também sensíveis, principalmente, para lidar com os desafios do cotidiano”, pontuou.

As operadoras Petro Ita e Cascatinha também reuniram as colaboradoras, oferecendo um café da manhã. Em seguida, todas ganharam caixas personalizadas contendo variedade de doces. As empresas ainda presentearam as mulheres com redução da carga horária de trabalho à metade, nesta sexta-feira.

Foto: Petro Ita

As homenagens simbólicas tiveram sequência, desta vez, na Turp Transporte. As mulheres ganharam presentes personalizados, compostos por velas aromatizadas, cartões de agradecimento e chocolates. A distribuição aconteceu nos terminais de ônibus e na garagem da empresa.

Foto: Turp Transporte

Já a Cidade das Hortênsias elaborou um café da manhã para toda a equipe de mulheres, em um momento de união e descontração. Além disso, a operadora mostrou o dia a dia das profissionais, no desempenho de suas funções, através de um vídeo, destacando a importância de cada uma delas.

Foto: Cidade das Hortênsias

O Setranspetro, que é o sindicato das empresas de ônibus, também embarcou nas homenagens, distribuindo chocolate às suas colaboradoras. Ao longo do dia, vídeos e postagens nas redes sociais de todas as empresas destacaram não apenas a contribuição das mulheres para o setor de transporte, mas também ressaltaram a necessidade contínua de reconhecimento e apoio às suas conquistas e desafios diários.

Em Petrópolis, cerca de 150 mulheres atuam no setor de transporte, em diversos setores, exercendo funções como manutenção, segurança do trabalho, monitoramento, manobrista, motorista, serviços gerais, cargos de liderança, além dos serviços administrativos.