Notícias

Empresas de ônibus reutilizam mais de 16 milhões de litros de água por ano em Petrópolis

24 de setembro de 2021

As empresas de ônibus em Petrópolis continuam investindo e adotando procedimentos sustentáveis para a reutilização da água, um dos recursos mais preciosos do planeta, principalmente em período de estiagem. Somente no ano passado, através de equipamentos e sistema próprio para a captação, as operadoras conseguiram evitar o desperdício, minimizar o consumo e reduzir os gastos, reaproveitando mais de 16 milhões de litros de água.

Foto: Turp Transporte

Pioneira na iniciativa sustentável, a garagem da Turp Transporte conta há sete anos com o sistema de reuso e captação de água. Nesse período, quase 74 milhões de litros foram economizados, equivalente a aproximadamente 10,5 milhões de litros por ano. A tecnologia concentrada na garagem da empresa conta com equipamentos como bombas, controladores de nível elétrico, automação industrial, oxigenação induzida, filtragem e dosadores. A base de tratamento da água ainda possui dois sistemas, sendo o biológico e o químico.

“Precisamos preservar a água, responsável pelo equilíbrio do planeta. Durante o processo de limpeza dos ônibus, por exemplo, conseguimos reutilizar 75% da água. Alinhando as boas práticas às tecnologias disponíveis no mercado, podemos ter como resultados a economia no consumo e a qualidade na execução dos serviços de limpeza”, disse Jean Moraes, diretor da Turp.

Na garagem da Cidade Real, os sistemas de captação e reuso da água também estão rendendo resultados positivos. Para Miguel Ângelo Vianna, gestor da empresa, o investimento que teve início em 2017, reflete tanto na economia, como também contribui com o meio ambiente. Somente em 2020, a empresa conseguiu economizar mais 3,5 milhões de litros de água, quantidade equivalente ao processo de limpeza de até 12 mil ônibus.

“A água é um bem indispensável e que deve ser levado a sério. Para se ter ideia, utilizamos, em média, 300 litros para manter a limpeza de um coletivo. Após as ações de sustentabilidade, conseguimos reaproveitar 270 litros em cada lavagem de ônibus. Prezamos por orientar o consumo responsável tanto na prática, como também, através de campanhas internas de conscientização para os colaboradores”, explicou o gestor da empresa.

Também pensando em ações sustentáveis, as empresas Petro Ita e Cascatinha contam há três anos com o tratamento de água para reuso. Em média, são reutilizados 180 mil litros de água por mês, que representa uma economia de mais de 2,1 milhões de litros por ano. Armazenada de forma adequada, a água é utilizada exclusivamente para a lavagem dos coletivos.

A Cidade das Hortênsias, que está com recursos de captação de águas pluviais há três anos, consegue reaproveitar uma média de 40 mil litros por mês, equivalente a quase 500 mil litros por ano, utilizados para a lavagem dos ônibus e limpeza do pátio da empresa. A captação acontece por meio de calhas colocadas no telhado da garagem, que vão direto para as caixas d’água.