Notícias

Estudantes “levam” sistema de energia solar da Turp Transporte para a escola

1 de setembro de 2023

O sistema de geração de energia solar fotovoltaica, implantado pela empresa Turp Transporte, serviu como referência para um grupo de estudantes, que participou da II Feira do Conhecimento, promovida pelo Colégio Anglicano de Araras. A apresentação reuniu dezenas de pais e alunos, e ainda contou com a elaboração de maquete. O projeto despertou a atenção da empresa de ônibus, que convidou os alunos para uma visita na garagem, nesta semana.

Foto: Turp Transporte

O grupo formado por quatro estudantes, com idade entre 14 e 17 anos, foi desafiado a falar sobre a energia solar, trazendo exemplos da região. “Optamos por escolher a Turp Transporte pelo destaque da estrutura composta na garagem. Parte da população desconhece esse investimento no meio ambiente”, disse a aluna Marcella Fragoso Honorato.

Gabriel Barboza de Azevedo, estudante do 9º ano, detalhou o trabalho desenvolvido. “Fizemos algumas pesquisas e também consultei um familiar, que trabalha na empresa, conseguindo elaborar a apresentação”, contou. Sobre o tempo de construção da maquete, Isabela Helena Batista Rodrigues, pontuou que a equipe não perdeu tempo. “Nos dedicamos por duas semanas, ao todo”.

Foto: Turp Transporte

A “Feira” terminou, mas o “Conhecimento” continuou dias depois, quando a Turp Transporte convidou o grupo para um tour na empresa. Paulo Calheiros, gerente de manutenção, recepcionou os alunos. “Apresentamos todo o parque de energia solar, seu funcionamento, monitoramento, captação e economia gerada. Em seguida, os estudantes conheceram os demais projetos sustentáveis, absorvidos pela empresa”.

Fabiana Goebel, de 48 anos, é coordenadora do Colégio Anglicano de Araras. Formada em pedagogia e biologia, demonstrou surpresa ao conhecer a garagem. “Como visitante, não tinha noção de todos os trabalhos desenvolvidos pela empresa. Ainda conhecemos a área de reflorestamento, tivemos acesso ao sistema de captação de água de chuva e sua reutilização, entre outros”, destacou.

Foto: Turp Transporte

Ao final da visita, o grupo presenteou a Turp com a maquete apresentada na Feira do Conhecimento. “É uma forma de retribuir, com o mesmo carinho que fomos recebidos”, disse a estudante Ana Clara Navarro. Para Jean Moraes, diretor da operadora, o reconhecimento é uma forma de aproximar a sociedade da empresa. “Mantemos uma relação, principalmente, com os jovens, que são agentes de transformação para o presente e o futuro do país”, concluiu.


Prática sustentável

A possibilidade de reduzir os custos da conta de luz e promover práticas sustentáveis ao meio ambiente foram os fatores determinantes para a implantação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, na garagem da empresa, em 2019. O investimento realizado na época se transformou em alívio nos dias atuais, quando o custo final da conta foi reduzido em 80%, já que a empresa consome a própria energia gerada.

A implantação do parque de energia solar na garagem em Itaipava foi possível em razão da capacidade geográfica do local, retorno do investimento em menor escala de tempo, redução de custos e práticas que possam contribuir com o meio ambiente, através das soluções tecnológicas disponíveis no mercado.

O sistema é capaz de produzir a própria energia gerando até 14,2 mil quilowatt-hora (KWh), contribuindo na geração de 47 toneladas de crédito de carbono, medida que calcula a redução da emissão de gases de efeito estufa. Segundo os especialistas, essa proporção equivale ao plantio de 194 árvores, compensação de consumo de 19 mil geladeiras ou 348 mil banhos de aproximadamente 10 minutos.

Funcionamento

Ao todo, foram instaladas no jardim da empresa 348 placas de 365 WattPico (Wp), pesando um total de 11 toneladas. Com Potência Total de 127.020 Wp, o painel é composto por dois inversores de 40KW e um de 22KW, totalizando 102KW. Além disso, possui um transformador de 220v/380v de 115KW. Para a implantação do sistema, foram utilizados mais de dois mil metros de fios.

Os painéis solares captam a luz do sol e geram eletricidade. Com o auxílio de um inversor, a energia é injetada na rede da concessionária de luz. Quando a geração de energia é maior que o consumo imediato da garagem, sua sobra é transferida para a geradora de energia da cidade, se tornando posteriormente um crédito para compensação da empresa.