Notícias

Iniciativa proposta pela Câmara fere a igualdade dos passageiros em Petrópolis

10 de maio de 2023

A Câmara Municipal aprovou uma indicação, que sugere a regulamentação do transporte alternativo em Petrópolis. Para o Setranspetro, a proposta fere a igualdade dos passageiros e carrega uma série de problemas, deixando milhares de petropolitanos para trás, uma vez que esse tipo de transporte não está preparado para atender os passageiros que possuem o benefício da gratuidade, clientes que utilizam o cartão de bilhetagem eletrônica e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foto: Setranspetro

A indicação acontece, horas após a garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha, localizada na Rua Coronel Veiga, ser atingida por um incêndio. Em contrapartida, as operadoras seguem de forma acelerada adquirindo ônibus, já com a retomada da operação em todas as ruas e bairros, e seguem adotando uma série de medidas para suprir a necessidade de deslocamento da população.

De forma gradual, as empresas estão recebendo mais coletivos, para trazer normalidade ao dia a dia da população. Nesta quarta-feira (10), por exemplo, a Cascatinha já restabeleceu mais de 80% da frota operante nas ruas do município, atendendo todas as linhas. A Petro Ita, que está no patamar de cerca de 60% da frota restabelecida, segue recebendo mais veículos e também já atende todos os bairros.

Em menos de 30 horas, juntas, as empresas colocaram mais 17 ônibus em circulação no município, vindos da operadora Master e Linave, além dos veículos das próprias empresas atingidas, que passaram pelo processo de recuperação e manutenção. Para esta quinta-feira (11), outros ônibus vão operar em Petrópolis, diminuindo, cada vez mais, os impactos provocados pela tragédia, até a sua devida normalização.

Diante deste cenário, a indicação sugerida ao Executivo Municipal, que propõe a regulamentação do transporte alternativo vai prejudicar o sistema de transporte público por ônibus, uma vez que as cidades não contam com recursos suficientes para fiscalização, além de ferir a igualdade dos passageiros, tendo em vista que, parte da população é descartada da proposta.

Entre os clientes, que não serão alcançados pela indicação, estão os que recebem o benefício da gratuidade, como estudantes, idosos, menores de cinco anos de idade e pessoas que realizam tratamento médico, sob risco de morte. Além destes, estão os passageiros que utilizam os cartões Expresso ou Vale-Transporte, através do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, e também pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Neste caso, qualquer um destes precisaria efetuar o pagamento em dinheiro para ter acesso a este tipo de transporte.

Ônibus operam de forma circular

Todos os bairros e ruas estão atendidas, em tempo recorde, horas após a catástrofe, que resultou na perda real de 48 ônibus que operavam no município. Como alternativa, para suprir o deslocamento dos passageiros, as empresas Petro Ita e Cascatinha estão operando de forma circular, ou seja, chegando ao ponto, realizando o embarque e desembarque dos clientes e seguindo viagem, sem ficar parado no ponto.

Já as demais empresas, como a Cidade Real, Cidade das Hortênsias e Turp Transporte, seguem operando normalmente em Petrópolis, sem qualquer alteração nos quadros de horários ou linhas.