Notícias

Obras em Itaipava geram atrasos de quase uma hora aos ônibus da Turp Transporte

14 de dezembro de 2021

As obras do DNIT em um trecho de aproximadamente 400 metros, próximo ao Shopping Estação, em Itaipava, está comprometendo o fluxo de veículos na região desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (14). Com quase dois quilômetros de engarrafamento, a empresa de ônibus Turp Transporte está com a operação totalmente prejudicada, sofrendo atrasos de quase uma hora em cada partida, além de perdas de viagens.

Foto: Turp Transporte


Entre as principais linhas prejudicadas estão a 605 – Vale das Videiras, 617 – Araras e 700 – Terminal Itaipava. Segundo a empresa de ônibus, para concluir o percurso em que acontece a obra, os coletivos levariam apenas cinco minutos, em ambos os sentidos. Porém, com a interferência na pista, o mesmo trajeto está sendo realizado em um tempo médio de 49 minutos.

“O trecho está em meia pista desde às 9h30, em sistema de pare e siga. O congestionamento aumenta cada vez mais, principalmente, nos horários de pico. Orientamos que os nossos clientes baixem o aplicativo Cittamobi, que mostra em tempo real a localização dos nossos ônibus”, disse Márcio Silva, gerente de operação da Turp Transporte.

O Setranspetro defende que todas as obras que causam impacto no trânsito devem ser feitas com planejamento eficiente, mesmo as emergenciais, considerando turnos de menor movimento e circulação de veículos, sinalização eficaz, além da comunicação prévia com a CPTrans, empresas de ônibus e clientes do transporte.

“Sem que isso ocorra, é inevitável que o resultado seja diferente. Os clientes do transporte coletivo continuarão sendo os mais prejudicados, pois, diferente dos carros particulares, os ônibus não podem usar rotas alternativas e ficam por muitos minutos enfileirados em comboio no trânsito”, concluiu Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.