Notícias

Ônibus seminovo da Petro Ita é vandalizado seis dias após entrar em operação

31 de agosto de 2023

A empresa de ônibus Petro Ita identificou, na manhã desta quinta-feira (31), um ato de vandalismo no ônibus seminovo, que entrou em operação há menos de uma semana, na linha 429 – Lagoinha. Ao todo, cinco bancos foram pichados e dois já passaram por limpeza. O veículo será recolhido ao fim do dia para a conclusão do serviço. Imagens das câmeras de monitoramento do coletivo serão analisadas.

Foto: Petro Ita

Em qualquer caso de vandalismo, caso seja identificada, a pessoa poderá arcar com as despesas da manutenção do ônibus. Se for menor de idade, o responsável é que responde pelo custeio dos reparos. Dependendo do tipo de vandalismo, um veículo pode ficar de dois a três dias fora de operação, prejudicando, consequentemente, a população.

“Este tipo de prática atinge todas as empresas de ônibus que atuam em Petrópolis. Entre os casos mais comuns, estão a destruição de estofamento, espuma dos assentos, além do lixo jogado na canaleta das janelas e elevadores, dificultando o funcionamento”, disse Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro.

Além destes, as equipes de limpeza trabalham diariamente para tentar resolver um comportamento habitual por parte de alguns passageiros, que jogam lixo dentro dos coletivos. Papéis de biscoito, balas, alimentos, chicletes colados nos assoalhos, assentos, e até fraldas descartáveis são comuns de serem encontrados.

Diante deste cenário, o Setranspetro esclarece que a conscientização dos passageiros é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pelas empresas e lembra que a depredação dos ônibus é crime previsto no artigo 163 do código penal.

Ainda de acordo com Carla Rivetti, além do prejuízo financeiro, que é suportado pelas empresas, certamente os mais prejudicados são os clientes, que precisam ficar mais tempo aguardando o ônibus passar por reparos. “A escala de manutenção das empresas sofre muitas alterações para dar conta de resolver todos os problemas”, disse.

O Setranspetro destaca ainda que as empresas estão ampliando a observação das câmeras de circuito interno para tentar identificar possíveis pessoas que estão praticando este tipo de ação. Os passageiros também podem contribuir, informando ao Disque Denúncia da Polícia Militar.