Notícias

Petro Ita e Cascatinha fazem treinamento de combate a incêndio

13 de dezembro de 2023

As empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha deram início, nesta semana, ao Curso NR-23, que trata sobre a proteção contra incêndios. Mais de 200 rodoviários estão recebendo o treinamento, para atuação de forma segura e eficaz, em casos de emergência. A ação tem a finalidade em preparar os trabalhadores para os procedimentos de evacuação e primeiros socorros, após os recentes casos de incêndio registrados pelas operadoras, sendo o primeiro já identificado como criminoso, que destruiu dezenas de ônibus na garagem.

Foto: Petro Ita

Durante os treinamentos, os colaboradores aprenderam noções básicas de combate a princípio de incêndio, classificação do fogo, tipos de extintores, uso adequado do equipamento, além do isolamento da área. Antônio Carlos Alves, técnico em segurança do trabalho, explica que o desenvolvimento do curso básico voltado aos motoristas das empresas contou com conceitos teóricos e atividade prática.

“Simulamos diferentes situações durante as aulas, com treinamento prático com cada um dos participantes, que adquiriram conhecimentos que poderão ser utilizados, não somente na empresa, mas também no dia a dia, caso necessário”, disse Antônio Carlos, que atua há 17 anos na Petro Ita.

Para Luiz Claudio Zeferino, motorista há três décadas, o treinamento faz com que os profissionais atuem de forma consciente, caso uma situação adversa seja registrada. “O autoconhecimento e a clareza dos fatos abordados são vitais para a prática. A empresa, além de proteger o patrimônio, ainda enriquece o nosso currículo com este curso”, disse o motorista.

Isidro Ricardo da Rocha, diretor da Petro Ita e Cascatinha, parabenizou a participação dos rodoviários no curso. “É motivo de satisfação conseguir proporcionar essa capacitação aos nossos colaboradores, investindo no aprimoramento contínuo da equipe. Essa iniciativa, inclusive, reforça nosso compromisso em oferecer uma operação com qualidade e segurança”, concluiu.

Em maio deste ano, as empresas Petro Ita e Cascatinha foram atingidas por um incêndio criminoso, que segue sem esclarecimento e sem a identificação dos culpados. Nas últimas semanas, a Petro Ita também foi alvo de dois episódios de incêndio, que foram denunciados à polícia. As operadoras seguem cobrando o esclarecimento dos casos às autoridades.