Notícias

Prefeituras querem ajuda federal de R$ 5 bi para o transporte público

21 de julho de 2021

Talita Laurino | Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu, nesta terça-feira (20/7), com o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Jeferson Passos, e com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O objetivo do encontro é discutir um novo aporte financeiro para os municípios.

Igor Estrela | Metrópoles

De acordo com as associações, a pandemia da Covid-19 acarretou em menos usuários e mais ônibus nas frotas, para garantir um distanciamento mínimo entre os passageiros. No rastro disso, as instituições querem um auxílio federal de R$ 5 bilhões por ano para a garantia da passagem gratuita dos idosos com mais de 65 anos e para que os prejuízos no setor não acarretem em passagens mais caras para os usuários.

“A reunião é extremamente importante para os municípios brasileiros. Cada vez mais cidades têm que aportar recursos de seus setores financeiros para ter esse sistema (transporte público) funcionando, que é essencial para a economia do país”, defendeu o presidente da Abrasf.

Uma das propostas das prefeituras é a edição de uma medida provisória pelo governo federal que garanta repasse de recursos às cidades na proporção do número de idosos. Os municípios apontam que, caso os debates não avancem, pode ocorrer uma judicialização do assunto.

Há também expectativa de que as propostas apresentadas pelo governo em relação a reforma tributária também sejam debatidas.