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Saiba tudo sobre Bilhetagem Eletrônica aqui!

22 de julho de 2022

O que é a Bilhetagem Eletrônica? Entenda!

A Bilhetagem Eletrônica é um sistema tecnológico de gestão e controle de arrecadação de passagens de ônibus e utilização dos cartões de gratuidade. Por meio dele, é possível ter acesso às informações, planejar muito melhor o serviço de transporte oferecido aos passageiros, ampliar a segurança, comodidade e agilidade para os rodoviários e passageiros, respeitando sempre os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Foto: Setranspetro


Como funciona a Bilhetagem Eletrônica?

Desde o início dos anos 2000, na maioria dos municípios do estado do Rio de Janeiro, a empresa Riocard faz a gestão e o controle do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Por meio de cartões de aproximação, os validadores (equipamentos instalados em todos os ônibus) funcionam como computadores que registram e armazenam os dados da utilização de cada cliente. Além disso, esses equipamentos também atualizam as informações dos cartões, com as recargas, os desbloqueios e bloqueios.

Ao final de cada dia, quando os ônibus voltam para as garagens, os validadores realizam a comunicação com os servidores centrais das empresas de ônibus. Estes servidores coletam as informações através de rede protegida de segurança, que impossibilita edição de ação humana. Eles transmitem as informações automaticamente para os servidores da CPTrans, da Riocard e do Setranspetro.

Todo o conteúdo recebido é transformado em dados, que representam a quantidade de passageiros que utilizaram aquela linha, o horário, a data, o tipo de cliente e o tipo de cartão, de forma transparente e invariavelmente segura. Tais dados são utilizados para vários estudos de demanda, tanto por linha, empresa, sistema, cartão e passageiro, sempre respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).



O que é possível fazer com os dados da Bilhetagem Eletrônica?

Por meio dos dados coletados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, a CPTrans, a Riocard, o Setranspetro e as empresas de ônibus têm a informação precisa de cada uma das linhas de ônibus que circulam na cidade. Com isso, é possível fazer estudos de melhoria de oferta por linha, região, horário, além dos estudos de reajuste ou revisão da tarifa, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Quem utiliza a Bilhetagem Eletrônica em Petrópolis?

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica atende os passageiros que pagam pela tarifa e também os clientes que possuem a gratuidade. Em Petrópolis, além dos trabalhadores contratados formalmente em uma empresa que, por lei, tem direito a receber o benefício do vale transporte, qualquer outra pessoa pode adquirir um cartão do tipo Expresso, que recebe recargas realizadas pelo passageiro, de acordo com a sua necessidade. Ou seja, qualquer pessoa pode ter um cartão Expresso.

Além disso, existem as pessoas que tem direito legal à gratuidade no sistema de transporte coletivo. Neste caso, para comprovar o benefício, elas precisam se cadastrar previamente e utilizar o cartão de Bilhetagem Eletrônica, válido para os seguintes casos:

1- Estudantes da Rede Municipal de ensino;
2- Estudantes da Rede Estadual de ensino;
3 – Estudantes da Rede Particular de ensino, que possuem direito a 50% de desconto na tarifa;
4 – Pessoas com deficiência;
5 – Pessoas com doenças crônicas, que não podem interromper o tratamento por risco de morte.

Vale ressaltar que, os únicos passageiros que ainda não utilizam o cartão de bilhetagem eletrônica em Petrópolis, são os idosos, que não passam pela roleta. Todos os casos seguem os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Como funcionam os cartões de gratuidade?

Os beneficiários que possuem direito à gratuidade recebem a quantidade necessária para o deslocamento mensalmente. As quantidades de passagens não são acumulativas de um mês para o outro. Ao fim de cada mês, as passagens não utilizadas são zeradas e se inicia uma nova cota de créditos para o mês seguinte. Não há subsídio para nenhuma passagem de gratuidade em Petrópolis. O custo do sistema é dividido apenas pelos passageiros que pagam a tarifa. Todos os procedimentos acontecem de acordo com os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Como funcionam os cartões de Vale-Transporte e Expresso?

O vale-transporte é um benefício obrigatório estabelecido por lei a qualquer trabalhador registrado formalmente em empresa de qualquer natureza. A lei estabelece que o empregador pode descontar até 6% do salário do trabalhador para cooperar com o custeio deste benefício.

A empresa, seu RH ou Departamento de Pessoal cadastra-se junto à Riocard, por meio de login e senha única, e realiza a programação de recargas de seus colaboradores mensalmente. As recargas são enviadas para os validadores e transmitidas para o cartão de cada um desses passageiros que usam o benefício do vale-transporte.

Já o cartão do tipo Expresso pode ser adquirido por qualquer pessoa e serve para recargas programadas das passagens de ônibus. É importante esclarecer que, mesmo quem já tem um cartão do tipo vale-transporte pode ter também o cartão Expresso. Todo o funcionamento segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Como é possível adquirir um cartão expresso?

Para adquirir o cartão de bilhetagem eletrônica, basta o cliente se dirigir a uma das seis máquinas de autoatendimento em Petrópolis, que contam com dispensador de cartão, e pode ser adquirido por R$ 4, com depósito em garantia. Os ATMs ficam distribuídos na Loja Riocard, localizada na Praça da Inconfidência, nº 22 – Centro, além dos terminais do Centro, Itamarati, Bingen, Corrêas e Itaipava. Todas as ações são realizadas com base nos parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Se eu não utilizar todo o saldo mensal do meu cartão, o que acontece?

Os créditos não expiram e continuam pertencendo unicamente ao passageiro, sem qualquer possibilidade de perda. Inclusive, o cliente ainda pode realizar o resgate do excedente. Todo o processo tem como base a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Enquanto eu não utilizo o saldo, o valor depositado no meu cartão fica onde?

O crédito fica totalmente disponível para o cliente, que poderá utilizar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica da Riocard a hora que quiser. O procedimento tem como parâmetro a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Como faço para consultar meu saldo?

De forma transparente, a Riocard disponibiliza em seus canais de atendimento a consulta a saldo e extrato dos cartões, facilitando o uso dos créditos em todo o sistema de transporte. Entre eles, está o aplicativo Riocard Mais, disponível gratuitamente para download. Além disso, o saldo também pode ser visto durante a utilização, no validador do ônibus, nos ATMs ou na loja Riocard, sempre seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Onde funcionam os cartões Riocard?

Funcionam em todos os meios de transporte coletivo no estado do Rio, nos ônibus municipais, intermunicipais, trens e barcas, que aceitam o cartão Riocard Mais.


Quais são as inovações do Sistema de Bilhetagem Eletrônica?

Quando o assunto é Bilhetagem Eletrônica, os investimentos são cada vez maiores, com o objetivo de proporcionar mais agilidade e facilidade aos passageiros que utilizam o transporte público. Em Petrópolis, os clientes já utilizam o celular como forma de pagamento da tarifa, com a transação por aproximação. O procedimento é válido nos ônibus que possuem o selo rosa “Aceita Cartão Digital” e é realizado pelos aparelhos celulares que possuem o sistema operacional Android e que tenha a tecnologia NFC instalada, para que seja possível a comunicação entre o celular e o validador do ônibus.

Nas máquinas de autoatendimento, os clientes também podem recarregar os cartões de passagem por diferentes formas. Entre elas, a recarga com cédulas, moedas e cartões de débito. Mesmo com todos os novos meios presenciais para a recarga do cartão, o Setranspetro e a Riocard Mais ainda orienta ao cliente do transporte público que dê preferência ao atendimento nos canais digitais, sem precisar sair de casa.

Serviços como a compra de créditos de transporte e consulta de saldos e extratos estão acessíveis no site e aplicativo Riocard Mais, disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS. Na plataforma, o passageiro pode utilizar cartões de crédito, débito, boleto bancário ou PIX para efetuar a recarga. A inovação traz mais facilidade e serviços disponíveis para os clientes, além de um clube de vantagens.

Os passageiros que possuem aparelhos com tecnologia NFC e Android 9.0 ou superior, ainda podem contar com os serviços do “Valida Mais”. Nesta função, o cliente pode validar recargas pendentes do cartão sem precisar sair de casa. Nele, basta encostar o novo Riocard Mais no celular. Para informações sobre os benefícios do cartão Riocard Mais, basta acessar o site www.riocardmais.com.br.

Em todos os casos, são seguidos os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).