Notícias

Sem alternativa: obras viárias provocam atrasos de até 50 minutos em linhas de ônibus da Cidade Real

5 de novembro de 2020

O trajeto de um ônibus entre o Terminal Centro e a Rodoviária do Bingen é realizado, normalmente, em um período de 25 minutos. Nesta quinta-feira (5), duas obras realizadas em diferentes trechos da Rua Paulo Hervé estão elevando o percurso dos ônibus da Cidade Real para mais de uma hora, gerando inúmeros atrasos e perdas de viagens. Os locais, que estão em meia pista, operam com o sistema pare e siga nos dois sentidos.

Foto: Cidade Real

Os serviços de asfaltamento, na altura do Pórtico do Bingen, além de uma manutenção realizada por uma concessionária de águas, próximo a uma cervejaria, começaram de forma simultânea, por volta das 10h, prejudicando a operação de seis linhas de ônibus na região ao longo do dia. O estacionamento irregular de veículos no trecho também ganhou força durante as intervenções.

Entre as linhas afetadas durante toda esta quinta-feira estão a 010 – Rodoviária (Executivo), 100 – Terminal Bingen, 116 – Dias de Oliveira, 123 – Centenário, 140 – Comunidade Vitória e 180 – Quitandinha x Terminal Bingen. De acordo com a Cidade Real, não há rotas alternativas na região que possam amenizar os impactos das interdições.

“Infelizmente não há o que fazer. Os ônibus estão ficando completamente parados no trânsito por até 50 minutos. É necessário um planejamento viário que evite interferências simultâneas em um mesmo trecho. Além disso, a empresa de ônibus precisa ser comunicada previamente sobre os possíveis procedimentos viários para buscar alternativas e tentar amenizar o impacto na operação do transporte público”, disse Marco Antônio, encarregado de tráfego.

Para informações sobre os horários dos ônibus, o Setranspetro orienta que os passageiros acessem os aplicativos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, que mostram em tempo real onde os ônibus estão, por meio do sinal de GPS. Entre as plataformas, estão os aplicativos: Vá de Ônibus (todas as empresas), Cittamobi (Turb Petrópolis), Petro Ita e Cascatinha, além dos sites oficiais e redes sociais das empresas de ônibus.