Notícias

Turb Petrópolis é a primeira empresa de ônibus do Estado do Rio de Janeiro com Sistema de Energia Solar

18 de outubro de 2019

A Turb Petrópolis é a primeira operadora de ônibus do Estado do Rio de Janeiro a adotar o Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, que é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Inaugurado no início deste mês, o parque instalado na garagem da empresa, em Itaipava, possui a maior estrutura já vista no município, se tornando referência nesse tipo de tecnologia implantada.

Foto: Turb Petrópolis

Com o sistema, a empresa passa a ter a capacidade de produzir a própria energia, que anualmente pode chegar a 169 mil quilowatt-hora (KWh), contribuindo com a geração de 36 toneladas de crédito de carbono, medida que calcula a redução da emissão de gases de efeito estufa. De acordo com especialistas, essa proporção equivale ao plantio de 150 árvores, compensação de consumo de 15 mil geladeiras, ou compensação de 264 mil banhos.

Segundo Jean Moraes, diretor da Turb Petrópolis, entre os fatores que contribuíram para a implementação do parque de energia solar em Petrópolis estão a localização, capacidade geográfica que possui para receber energia e retorno do investimento em menor escala de tempo.

“Assim como em qualquer empresa, tentamos buscar soluções tecnológicas disponíveis no mercado que possam otimizar todos os nossos custos. Dessa maneira, além de gerar economia, também estamos focando em práticas sustentáveis que possam contribuir com o meio ambiente. Falando sobre valores, calculamos que o retorno do nosso investimento vai acontecer em um período de aproximadamente três anos”, disse.

Ao todo, 348 placas de 365 Wp (WattPico) foram instaladas no jardim da empresa, pesando 11 toneladas. Com Potência Total de 127.020 Wp, o painel é composto por dois inversores de 40KW e um de 22KW, totalizando 102KW. Além disso, possui um transformador de 220v/380v de 115KW. Para a implantação do sistema, foram utilizados mais de dois mil metros de fios.

Ainda investindo e adotando procedimentos sustentáveis em benefício ao meio ambiente, a Turb Petrópolis realiza diferentes ações em sua garagem, localizada na Rodovia BR-040. Contando há cinco anos com o sistema de captação de água da chuva e reuso, a empresa já reaproveitou 63 milhões de litros de água. Somente no ano passado, quase 13 milhões de litros foram reutilizados para a lavagem dos ônibus, além da irrigação de mais de 10 mil mudas de árvore em uma área de 61.000m², que faz parte de um projeto de reflorestamento do local.

Neste mesmo local, todo o lixo vegetal como folhagens e restos de podas é recolhido e destinado para uma área onde passam por tratamento, virando adubo posteriormente para a manutenção do reflorestamento da empresa.

Outro destaque também são os números satisfatórios na busca pela diminuição da emissão de gases poluentes. Atualmente, 100% da frota que circula pelo município atende ao índice estipulado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, com números abaixo do que são estipulados. A aferição do nível de fumaça é feita a cada quatro meses e a frota é certificada com o Selo Verde, um convênio formado entre a Fetranspor, Inea e o Programa Despoluir da CNT – Sest/Senat.

Além disso, a operadora conta também com o recolhimento de peças e sucatas que são destinadas à reciclagem. Enquanto isso, o material eletrônico é doado à empresa de coleta pública do município, que faz o repasse dos equipamentos a ONGs especializadas no assunto. Já os pneus, que estão no fim de vida útil, são levados para trituração, sendo posteriormente reinseridos no meio ambiente como solado de calçados, asfalto e piso industrial.

Já os resíduos da fossa séptica, entre outros, são recolhidos por uma empresa especializada. Os sólidos, contaminados com algum tipo de substância química, são armazenados separadamente do lixo comum e destinados para trituração e incinerados em forno industrial com filtragem, para não contaminar o meio ambiente. Os óleos lubrificantes usados, diesel, graxa e outros produtos em estado líquido, são vendidos para uma empresa recicladora. A Turb Petrópolis também adotou o uso do Diesel S10, mesmo combustível usado pelos países europeus, que liberam uma menor quantidade de enxofre na atmosfera.