Notícias

Turp Transporte adquire 17 ônibus zero quilômetro em Petrópolis

14 de novembro de 2023

Os investimentos em renovação da frota de ônibus seguem acontecendo na Turp Transporte. Na manhã desta terça-feira (14), a empresa anunciou a chegada de 17 novos ônibus zero quilômetro em Petrópolis, investimento equivalente a R$ 10 milhões. Os coletivos, que já estão recebendo toda a tecnologia embarcada, composta por sistemas antifraude, telemetria e GPS, começam a operar ainda neste mês, atendendo, pelo menos, nove linhas de ônibus.

Foto: Turp Transporte

Segundo a empresa, os veículos serão direcionados para as linhas 070 – Posse x Centro (Executivo), 602 – Vale das Videiras, 603 – Águas Lindas, 606 – Alcides Carneiro, 609 – Castelo, 610 – Araras, 700 – Terminal Itaipava, 705 – Cuiabá e 711 – Posse. Somados aos ônibus zero quilômetro adquiridos nos últimos cinco anos, a operadora totaliza a aquisição de 72 veículos novos, que representa investimento total de R$ 31 milhões e renovação de 73,5% da frota.

Para Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, mesmo em momento de crise o investimento é primordial para o conforto dos passageiros. “Tudo isso vem sendo possível graças às negociações com os fornecedores e o diálogo com o município, através de um acordo que viabilizou o pagamento do subsídio Vale-Educação, minimizando os prejuízos e buscando equilíbrio financeiro para o sistema de transporte, alinhado às mudanças na gestão da empresa”, disse.

Os novos ônibus são mais adequados à operação e possuem as tecnologias mais avançadas do mercado. Entre as principais características, a empresa manteve os investimentos na redução do ruído interno e a segurança. Com o piso revestido por um material antiderrapante, além de evitar quedas e acidentes, o produto inserido ainda possibilita significativa redução nos barulhos dentro do coletivo. As janelas contam com menos estruturas de esquadrias, mantendo a eficiência de circulação do ar e experiência visual mais limpa aos clientes.

“São equipados por poltronas com novo revestimento e maior volume de espuma, maior vão de abertura das portas, elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, campainhas com sistema wireless, iluminação em led, câmeras de monitoramento de última geração com qualidade em HD, motor com menor emissão de poluentes ao meio ambiente, além de novos validadores, garantindo maior agilidade no embarque dos passageiros”, explicou Paulo Calheiros, gerente de manutenção da Turp Transporte.

Ao todo, a empresa adquiriu 14 ônibus de duas portas, dois veículos alongados de três portas, e um ônibus padrão Rodoviário-Executivo de uma porta. Inclusive, este último conta com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, através de plataforma elevatória. Além disso, todo o interior foi projetado com conforto e segurança, paredes e teto com isolamento acústico e carregadores USB para os passageiros, que também vão contar com amplo bagageiro para o transporte de objetos e malas, e um sistema de ar condicionado de última geração.

Todos os ônibus seguem respeitando a nova norma Euro VI, que regulamenta a emissão de poluentes na indústria automotiva. Elas definem os limites máximos de emissão de gases poluentes permitidos para veículos leves e pesados, movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, demonstrando assim, o compromisso com o meio ambiente e a saúde dos seus profissionais e clientes.