Notícias

Turp Transporte contabiliza mais de 300 avarias nos ônibus em áreas rurais de Petrópolis

2 de março de 2023

Ônibus arranhados, retrovisores quebrados, letreiros eletrônicos destruídos e para-brisas trincados. Estes são apenas alguns dos problemas provocados por matos e galhos, localizados em propriedades particulares, que tomam conta das estradas, nas áreas rurais dos distritos de Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Somente no ano passado, a Turp Transporte totalizou 316 avarias nos coletivos, acumulando prejuízos financeiros.

Foto: Turp Transporte

Nos bairros Madame Machado, Santa Mônica, Fagundes, Brejal, e até mesmo no segundo distrito, em Araras, os problemas são visíveis. Durante o trajeto dos coletivos, galhos, bambus e excesso de mato nas vias arranham os veículos, agarram nos retrovisores e até quebram equipamentos compostos de vidro. Fios arriados em diversas ruas também comprometem a operação.

“Percebemos que muitos moradores deixam a vegetação tomar conta de suas propriedades particulares. O problema é quando ela ultrapassa os limites, invadindo as vias públicas, prejudicando pedestres e motoristas, principalmente, à noite, quando a visibilidade é menor e o risco de incidentes aumenta, comprometendo a operação e atrapalhando o cumprimento das viagens”, pontuou Jean Moraes, diretor da Turp Transporte.

Segundo levantamento realizado pela empresa, a média mensal do ano passado é de 26,3 ocorrências de avarias nos ônibus da Turp. Neste ano, somente entre janeiro e fevereiro, a média saltou para 34,5 casos identificados, o que representa um aumento de 31,1%. “Infelizmente, quando uma avaria é registrada, o ônibus precisa ser levado para a manutenção, gerando impactos na operação da linha”, acrescentou Jean Moraes.

A troca de um para-brisa, que custa, em média, R$ 700, foi realizada por 17 vezes no ano passado. No início de 2023, o procedimento foi efetuado em três ocasiões. A troca da lente do retrovisor é recordista na quantidade de avarias, totalizando 208 no ano anterior e 47 atualmente, seguida pela troca do braço do retrovisor, representando 95 e 21 trocas, respectivamente. A vista do letreiro foi danificada por 12 vezes em 2022 e por duas vezes, neste ano.

Ainda de acordo com a empresa, as principais linhas afetadas com as ocorrências de avarias, de maneira mais recorrente, são a 610 – Araras, 705 – Vale do Cuiabá e 707 – Fagundes.