Notícias

Turp Transporte fica com os ônibus retidos no trânsito por até 45 minutos em Itaipava

20 de dezembro de 2021

As obras do DNIT seguem impactando a operação dos ônibus da Turp Transporte, em Itaipava. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20), os veículos que passam entre o Parque de Exposição e o Shopping Estação estão enfrentando um intenso congestionamento na região. O trajeto de aproximadamente 700 metros que, normalmente, é concluído em apenas cinco minutos, está com o tempo médio elevado para 45 minutos.

Foto: Turp Transporte

Neste momento, o engarrafamento no trecho chega a quase dois quilômetros, sentido Terminal Itaipava. Para quem segue em direção ao Centro da cidade, o congestionamento chega a 1,5 quilômetro. Com o impacto no trânsito, a linha 700 – Terminal Itaipava é a mais prejudicada, com mais de 15 perdas de viagem e 45 minutos de atraso em cada partida. Já a linha 605 – Vale das Videiras registra atrasos de 40 minutos entre as viagens.

Segundo Márcio Silva, gerente de operação da Turp Transporte, o problema se agrava, principalmente, nos horários de pico. “Todos os ônibus ficam retidos juntamente com qualquer outro veículo no trânsito. Para previsibilidade do momento em que o coletivo vai chegar ao ponto em que o passageiro está, orientamos que os nossos clientes baixem o aplicativo Cittamobi, que mostra em tempo real a localização das linhas”, disse.

O Setranspetro defende que todas as obras que causam impacto no trânsito devem ser feitas com planejamento eficiente, mesmo as emergenciais, considerando turnos de menor movimento e circulação de veículos, sinalização eficaz, além da comunicação prévia com a CPTrans, empresas de ônibus e clientes do transporte.

“Sem que isso ocorra, é inevitável que o resultado seja diferente. Os clientes do transporte coletivo continuarão sendo os mais prejudicados, pois, diferente dos carros particulares, os ônibus não podem usar rotas alternativas e ficam por muitos minutos enfileirados em comboio no trânsito”, concluiu Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.