Notícias

Turp Transporte inicia testes de climatização natural dos ônibus em Petrópolis

23 de janeiro de 2024

A empresa de ônibus Turp Transporte, referência na implantação de práticas sustentáveis voltadas ao meio ambiente, deu início aos testes de climatização natural da frota, em Petrópolis. O “Arejabus”, equipamento inédito no Estado do Rio de Janeiro, tem como finalidade a busca pelo conforto térmico durante as viagens. Para incentivar a participação dos passageiros nesta etapa, a partir de agora, os clientes podem avaliar o sistema e concorrer a prêmios semanais.

Foto: Turp Transporte

Os testes foram iniciados em um ônibus que opera a linha 700 – Terminal Itaipava. Nele, o passageiro vai encontrar a instalação do sistema, composto por venezianas nas janelas, além de captador de ar e exaustor naturais, controlador de ventilação, e também ventiladores e exaustores elétricos. Segundo Leonardo Santiago, CEO da empresa, o equipamento trouxe resultados satisfatórios, após os primeiros testes em 2020, no transporte público, em Salvador.

“Há alguns anos percebia a necessidade do desenvolvimento de um produto que resolvesse, de forma ecológica, problemas de circulação do ar nos ônibus, tantos nos dias com temperaturas elevadas, como também em dias chuvosos, onde os passageiros fecham as janelas. Desde então, de forma simples e de baixo custo, o Arejabus foi desenhado para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar, de forma sustentável”, contou.

O sistema, posicionado de maneira estratégica, funciona também em dias chuvosos e de forma automática, sem a necessidade de fechar as janelas. Em Petrópolis, minutos após à primeira viagem, a pesquisa começa a receber as primeiras avaliações. “Percebemos que, neste primeiro momento, os passageiros estão aprovando, com diversos comentários e sugestões, parabenizando pela inovação”, destacou Leonardo Santiago.

De acordo com Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, caso a fase de testes seja bem sucedida, com a aprovação dos passageiros, o dispositivo poderá ser implantado em mais veículos da empresa. “Buscamos por inovação com qualidade e sustentabilidade, proporcionando mais conforto aos nossos clientes e mais qualidade de trabalho para os nossos rodoviários. Acreditamos nesta proposta apresentada pela Arejabus, mas o nosso objetivo é saber a percepção do cliente, antes da adoção de qualquer prática”, pontuou.

Incentivando a participação popular, a empresa iniciou uma pesquisa direcionada aos passageiros. No ônibus em teste, um QR Code leva o cliente a responder questões voltadas à experiência de viagem com o sistema Arejabus. Em outro coletivo, que não possui o equipamento, o QR Code questiona sobre a circulação normal de ar. Em qualquer uma das pesquisas, independente da avaliação gerada, os participantes concorrem a prêmios.

Todos os sábados, os vencedores ganham um cartão para uso no transporte público, com crédito de R$ 100,00 (cem reais) em passagens. O primeiro resultado será divulgado no dia 27 de janeiro, no Instagram @arejamob, e os demais no mês de fevereiro, nos dias 03, 10, 17 e 24.

Sobre o Arejabus

Em fase de testes, a tecnologia foi primeiramente avaliada em Salvador/BA e, atualmente, está sendo acompanhada nas cidades de Goiânia/GO, Campinas/SP, Panambi/RS e Petrópolis/RJ.