Notícias

Turp Transporte instala sistema de telemetria nos ônibus em Petrópolis

9 de fevereiro de 2024

A empresa Turp Transporte segue inovando quando o assunto é segurança, eficiência e gestão de frota. Em Petrópolis, a operadora é a primeira a instalar o sistema de telemetria em todos os ônibus. O equipamento indica, em tempo real, vícios de condução e possíveis falhas dos coletivos, através de sinais sonoros. Os indicadores digitais ainda contribuem com a redução de custos com combustível, além de manutenção, como sistema de freio, suspensão e arrefecimento.

Foto: Turp Transporte

O sistema de tecnologia a bordo vem sendo testado há sete anos pela empresa. Desde novembro do ano passado, mais de 200 colaboradores, entre motoristas, instrutores e controle técnico de manutenção, passaram por treinamentos teórico e prático, constatando a eficiência da telemetria, através da condução segura, alinhada à operação econômica. Segundo Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, os resultados são visíveis.

“O motorista tem acesso ao aplicativo, que mostra detalhadamente a maneira que o ônibus vem sendo conduzido por ele. Assim, a empresa consegue acompanhar, por exemplo, o movimento do ônibus, velocidade, utilização do freio, comportamento em curva brusca, conseguindo coibir os vícios de condução, reduzindo quebras, gerando economia e levando orientação ao profissional, aumentando, assim, a eficiência da operação”, destacou.

Em um dos treinamentos práticos, dois ônibus passaram por testes, um com telemetria e outro sem. Realizando o mesmo trajeto, entre a garagem da empresa, localizada na BR-040, até a localidade popularmente conhecida como “Arranha-Céu”, o veículo composto pelo sistema apresentou uma economia de 9% no quilômetro por litro de combustível, graças aos sinais sonoros e orientações apontadas pelo aparelho, que sugere a condução correta do veículo.

“Analisando a realidade de operação, sabemos que a telemetria reduz os custos, em especial, do combustível, um dos insumos de maior impacto financeiro”, disse Leonardo Cortásio, responsável pelo setor de Controle Técnico de Manutenção. Para Max Daniel, líder de Gestão de Frota, o sistema permite um padrão de qualidade e segurança. “Em casos de acidentes, temos resumos detalhados para resolução da ocorrência, ajudando os motoristas”, contou.

A telemetria coleta os dados de maneira digital, através da rede CAN, por onde trafegam todas as informações dos sensores dos veículos, que se comunicam, identificando o funcionamento de todos os componentes. Entre os benefícios, estão a identificação e correção de comportamentos de risco dos motoristas, redução de acidentes, além do desenvolvimento e aplicação de programas, treinamentos e políticas de segurança personalizados.

Com o monitoramento real do consumo de combustível, há diminuição das emissões de carbono e do impacto ambiental. Para a gestão de frota, a telemetria também permite identificar a temperatura do sistema de arrefecimento, tensão das baterias, temperatura de ar de admissão, pressão de óleo motor, hodômetro real do veículo, entre outros, permitindo a otimização do planejamento de rotas.

“Uma iniciativa benéfica para todos, que permite a correção de uma falha em tempo real. Dessa forma, a Turp Transporte está conseguindo atuar de forma mais assertiva nos problemas e efetua manutenções preventivas e preditivas com maior eficiência, elevando o nível de condução e segurança dos nossos colaboradores e passageiros”, concluiu Jean Moraes.

Com base nos recentes resultados obtidos, a empresa foi convidada para, no final do mês, contar as primeiras experiências com a telemetria, no auditório do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), em Niterói, que vai receber uma apresentação sobre o funcionamento do equipamento.