Notícias

Turp Transporte lança “Cittamobi Acessibilidade” para os passageiros com deficiência visual

14 de setembro de 2023

Os passageiros que utilizam os ônibus da Turp Transporte passam a contar, a partir de agora, com um aplicativo para facilitar e auxiliar a mobilidade de pessoas com algum grau de deficiência visual. O “Cittamobi Acessibilidade”, pode agir como um GPS funcional, com comandos de som para direcionar os clientes durante as locomoções do cotidiano, em Petrópolis.

Foto: Setranspetro

Além do passageiro ter na palma da mão a tecnologia para utilizar no transporte público, a plataforma desenvolvida pela Cittamobi, empresa referência em soluções inovadoras para a mobilidade urbana no Brasil, ainda possui funções complementares, como o modo carro, dando alertas sobre ruas e cruzamentos; modo viagem, alertando em tempo real o momento de embarque e desembarque; e modo praia, para locomoção em locais abertos.

De acordo com Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software, deficiente visual e idealizador do Cittamobi Acessibilidade, o aplicativo entrega não somente os horários dos ônibus, mas também avisa quando o veículo está próximo e também o ponto em que o passageiro deve desembarcar. O App ainda salva offline o caminho de volta, caso o cliente não tenha internet, com todos os comandos por meio do VoiceOver. 

“Toda a tecnologia foi desenvolvida especialmente para esse público. Sabemos das dificuldades que os portadores de algum grau de deficiência visual têm ao utilizar o transporte público. Por isso, todas as funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual, promovendo uma experiência inclusiva e autônoma. Estamos entusiasmados com a chegada do aplicativo em Petrópolis e tenho certeza de que essa tecnologia fará a diferença na vida dos cidadãos petropolitanos”, explica Luiz Porto.

O novo aplicativo está disponível, após a realização de testes e simulados, que confirmaram a eficiência do produto. Para Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, empresa pioneira na implantação do Cittamobi, há três anos, a finalidade do App “Cittamobi Acessibilidade” é gerar melhoria na gestão da mobilidade deste público, com autonomia e facilidade, nos ônibus.

“É um avanço social, que está disponível gratuitamente para o cliente, com os recursos mais modernos e eficientes do mercado, que permite a inclusão no transporte público, de forma independente e prática”, pontuou Jean Moraes.

Sobre Cittamobi

O “Cittamobi” mostra, em tempo real, as principais informações sobre as linhas de ônibus, localização do veículo, previsão de chegada ao ponto em que a pessoa está, e a duração aproximada do trajeto. Disponível de forma gratuita nas versões Android e IOS, é considerado um dos Apps mais precisos com relação às questões de mobilidade.

O Cittamobi está consolidado em Petrópolis, através da Turp Transporte, com mais de 15 mil downloads, 350 mil acessos e mais de 3,9 milhões de visualizações de tela. Em Petrópolis, o aplicativo entra em fase final de ajustes, para atender nos próximos dias, todo o sistema de transporte do município.