Notícias

Visita de crianças à garagem das empresas de ônibus vira “febre” em Petrópolis

2 de agosto de 2023

As miniaturas perdem espaço na imaginação ampliada da garotada. Acompanhar de perto o dia a dia dos ônibus nas garagens, tem se tornado “febre” entre as crianças, em Petrópolis. O número de pedidos aumenta cada vez mais. Somente este ano, mais de 30 pequenos apaixonados pelo transporte público, já conheceram a “casa dos ônibus”. O sucesso surpreende todas as empresas, que já adotaram uma nova didática na hora do encontro.

Foto: Cidade das Hortênsias

Para a fácil compreensão dos pequenos e a realização de um trabalho de valorização do transporte coletivo, as equipes de Recursos Humanos fazem associações de palavras e ações, para mostrar todos os setores das empresas e a finalidade de cada um deles nas garagens. Esse trabalho aconteceu na Semana do Rodoviário, quando a Cidade das Hortênsias levou os filhos dos colaboradores, para visitar o ambiente de trabalho dos pais.

“Fomos com as crianças à área de limpeza, explicando que ali é considerado o banheiro dos ônibus, local em que os coletivos tomam banho. Também explicamos que os mecânicos são como médicos, que cuidam da saúde dos veículos, para o bom funcionamento, entre outras associações durante as atividades”, disse Valesca Rodrigues, psicóloga da empresa.

Foto: Cidade das Hortênsias

O encontro contou com a entrega de lembrancinhas, coffee break infantil, além de um passeio de ônibus pelas ruas da cidade. “Amei conhecer a garagem e também me diverti com as outras crianças. Quero ir mais vezes”, contou Samuel Kling, de 8 anos. Para o pai, a experiência é importante. “É bom que os filhos vejam, desde cedo, o nosso esforço para construir um futuro para a nossa família”, contou Denis Kling, lavador da empresa há quatro anos.

Gilberto Sansezerino, de 22 anos, é motorista da Cidade das Hortênsias. Para ele, a “febre” das visitas à garagem é antiga. “Visito a empresa desde os meus cinco anos de idade. Me recordo quando meu pai, que trabalhou por 30 anos como motorista, me levava”, relatou. Na semana passada, o rodoviário reviveu a experiência, de uma maneira diferente. “Agora foi a minha vez de levar meus dois filhos para visitar a garagem. Um momento de muita emoção”, disse.

O tour pela garagem também acontece com frequência, na Turp Transporte. Em apenas uma semana, duas crianças pediram para conhecer o espaço, tendo a oportunidade de “dirigir” um ônibus de verdade. João Pedro Santos, de 10 anos, é morador do Quitandinha. O pequeno busólogo, que tem 22 miniaturas de ônibus, abriu mão do brinquedo por alguns momentos, em troca de uma experiência real.

Foto: Turp Transporte

“Esse é o dia mais feliz da minha vida. Eu quero voltar mais vezes pra dirigir o ônibus”, disse o garoto, após um passeio pela garagem. “Todos os dias ele pede pra voltar à Turp para ver de perto os demais ônibus. Foi um encontro que superou as nossas expectativas”, destacou a mãe Daniellen Santos, de 28 anos.

Foto: Turp Transporte

A paixão, que por muitas vezes é influenciada por algum familiar, se arrasta também aos momentos festivos, levando as empresas para dentro dos lares. “É uma paixão inexplicável das crianças. Recebemos sempre fotos de crianças que comemoram o aniversário, tendo como tema da festa, a empresa de ônibus. Nos sentimos prestigiados por tanto carinho”, concluiu Mara Pereira, responsável pelo departamento de pessoas da Turp Transporte.