Notícias

Retrospectiva Setranspetro: confira os 21 momentos que marcaram este ano

30 de dezembro de 2021

O ano de 2021 chega ao fim, mas deixa para sempre uma marca em nossas lembranças e também nos livros de história. Por aqui, aprendemos a pensar mais na coletividade, no respeito às diferenças e, principalmente, voltamos a nossa atenção aos simples gestos de amor e afeto ao próximo.

Seguimos pelo segundo ano consecutivo enfrentando o período mais desafiador de todos os tempos e sabemos do nosso compromisso com você, nosso cliente. A crise, infelizmente, também atingiu de forma grave o Setor de Transportes no Brasil. Em Petrópolis, não foi diferente, sendo ampliado ainda mais com todos os prejuízos que já vínhamos acumulando.

Mesmo enfrentando extrema dificuldade e déficit, as nossas empresas de ônibus continuam unindo esforços e se dedicando ao máximo, para continuar atendendo todas as regiões da nossa querida cidade. Sabemos que os desafios são gigantes, mas vamos passar por esta difícil fase, tendo você ao nosso lado.

Em um cenário de incertezas e inseguranças, os ônibus em Petrópolis continuaram circulando. Nos momentos de isolamento social, em que todos estavam em casa, com medo e assustados, aqui permanecemos, garantindo o seu direito de ir e vir. Sabemos que milhares de pessoas utilizam os nossos serviços e, por você e sua família, estamos mantendo o nosso atendimento.

Acreditem! Estamos fazendo o máximo possível para conseguir vencer este difícil ano, superar as dificuldades e pressões, para chegar em 2022 com você. Temos muito que melhorar e vamos nos empenhar para isso. Que este novo ano seja de muita paz e saúde para toda a nossa população.

Agora, para você que nos acompanha e é nosso cliente, separamos os 21 momentos que mais marcaram as atividades do nosso setor em Petrópolis. Vem relembrar com a gente!

1 – COMEÇANDO COM O PÉ DIREITO

O primeiro dia do ano começou com o pé direito na garagem da empresa de ônibus Petro Ita. Nas primeiras horas da manhã, o motorista Samuel Rezende, de 58 anos, encontrou um aparelho celular à caminho do trabalho. Rapidamente, conseguiu contato com o proprietário do objeto, fazendo a devolução. A atitude solidária e honesta foi registrada e divulgada pelo dono do celular nas redes sociais, viralizando na internet.

Leia mais clicando aqui.

2 – “QUE DIA MAIS FELIZ!”

Parabéns pra você, que segue acompanhando a nossa retrospectiva, e também para o pequeno Flávio Josué, que completou seis anos de idade. Abrindo mão de presentes ou festa, o apaixonado por ônibus pediu como comemoração de aniversário, uma visita à garagem de ônibus da empresa Turp Transporte. O pedido imediatamente foi atendido e a criança “fez a festa” durante a visita.

Leia mais clicando aqui.

3 – NUMA FOLHA QUALQUER

As crianças deram novos traços e cores aos ônibus da Cidade das Hortênsias em um concurso de desenho sobre a importância do ônibus. Arthur Rodrigues, de sete anos, foi o destaque da competição, ganhando como presente um passeio em família ao BioParque, no Rio de Janeiro. Os demais participantes receberam um voucher ao McDonald’s.

Leia mais clicando aqui.

4 – É BRINQUEDO NÃO!

Trocando os brinquedos pelos ônibus de verdade, o Dia das Crianças foi pura diversão na garagem da Cidade Real, que realizou um tour com os pequenos por todos os setores da empresa, com direito a lanche. A empresa ainda deu continuidade a uma campanha de arrecadação de alimentos.

Leia mais clicando aqui.

5 – RECONHECIMENTO E GRATIDÃO

O Dia do Rodoviário foi comemorado por todas as operadoras. A Cidade das Hortênsias presenteou mais de 150 profissionais com lanches e mensagens personalizadas. A Turp Transporte proporcionou um café da manhã aos motoristas e elaborou uma ação em que os colaboradores falavam sobre a atuação no transporte. A Cidade Real produziu uma campanha com os profissionais, que contaram histórias que marcaram suas vidas. A Petro Ita e Cascatinha parabenizaram os rodoviários, com mensagens em seus canais de comunicação.

Leia mais clicando aqui.

6 – EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

A comemoração continuou, desta vez, em uma competição esportiva. O rodoviário Carlos Alberto Naussus, de 61 anos, colaborador da Petro Ita, subiu ao pódio na disputa da Meia Maratona do Rio. Em dois dias de prova, o atleta correu por 42 quilômetros, utilizando todas as técnicas de concentração e equilíbrio, em uma das competições mais relevantes no mundo do esporte.

Leia mais clicando aqui.

7 – O “NOVO NORMAL”

A corrida por vagas de emprego movimentou as empresas de ônibus. Com as flexibilizações e a retomada gradual das atividades sociais e econômicas, as empresas de ônibus deram início às contratações de profissionais rodoviários, para as mais diferentes funções do setor. Algumas vagas ainda permanecem disponíveis e todos os detalhes podem ser acompanhados no site do Setranspetro.

Veja as vagas de trabalho clicando aqui.

8 – HAJA ESFORÇO!

As empresas de ônibus precisaram colocar em prática todas as técnicas operacionais para manter o atendimento à população nas mais variadas regiões da cidade. Entre os maiores desafios registrados ao longo do ano, ficam no topo os estacionamentos irregulares, principalmente nos pontos finais dos ônibus, além dos congestionamentos causados por diversos fatores, mas, em sua maioria, por obras viárias. As intervenções do DNIT nas regiões de Corrêas e Itaipava, por exemplo, causaram centenas de atrasos e perdas de viagens às linhas de ônibus, que ficavam paradas no trânsito por até uma hora, nos horários de pico. Haja esforço para dar conta destes desafios.

9 – PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

As empresas de ônibus participaram das ações de conscientização no trânsito, elaboradas pelo Sest Senat Três Rios, durante a campanha do Maio Amarelo. Nos terminais e na rodoviária, os colaboradores receberam orientações sobre direção defensiva, condução segura e legislação. Além disso, seguindo todos os protocolos de segurança, os rodoviários foram instruídos sobre os cuidados na pandemia.

Leia mais clicando aqui.

10 – PENSANDO NO COLETIVO

Todas as operadoras seguiram investindo e adotando procedimentos sustentáveis para a reutilização da água, um dos recursos mais preciosos do planeta, principalmente em período de estiagem. Através de equipamentos e sistema próprio para a captação, as operadoras conseguiram evitar o desperdício, minimizar o consumo e reduzir os gastos, reaproveitando mais de 16 milhões de litros de água neste ano. Além deste procedimento, a Turp Transporte também reduziu os custos da conta de luz, com a manutenção do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica na garagem, reduzindo o custo final da conta em 80%.

Leia mais clicando aqui.

11 – RENOVAÇÃO DA FROTA

As empresas de ônibus investiram na renovação da frota neste ano, mesmo em um período de crise econômica e financeira. A Turp Transporte apresentou 15 ônibus, a Petro Ita apresentou cinco e a Cascatinha apresentou dois, todos zero quilômetro. Os veículos chegaram para oferecer mais conforto aos clientes do sistema de transporte coletivo, tecnologia e aumento da eficiência operacional.

Clique aqui e saiba detalhes sobre os ônibus da Turp Transporte.
Clique aqui e saiba detalhes sobre os ônibus da Petro Ita e Cascatinha.

12 – SEGURANÇA COMO BASE

Quando o assunto é segurança e preservação da vida dos colaboradores e passageiros, o investimento é garantido. Com um total de 265 profissionais contratados para o setor de manutenção, equipes trabalham 24 horas por dia, de segunda a domingo, realizando serviços de revisão, correção e manutenção preventiva, garantindo a eficiência da operação no município. Em matéria divulgada neste ano, as operadoras ressaltaram a escassez da falta de mão de obra especializada para ocupar diversas funções como mecânico, eletricista, borracheiro, capoteiro, moleiro, pintor e lavador.

Leia mais clicando aqui.

13 – QUEBRANDO O TABU

Transparência é a palavra que melhor resumiu o lançamento do novo Simulador de Tarifas, no início do ano. A plataforma disponível à população na internet proporcionou ao cliente o acesso ao cálculo da passagem e o conhecimento aos componentes que mais impactam para o valor final da tarifa. Durante a simulação, os passageiros constataram que o preço de R$ 4,40 que era praticado em janeiro, poderia ser reduzido em até 61,1%, chegando ao valor de R$ 1,71 através da implantação de políticas públicas.

Leia mais clicando aqui.

14 – COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

As empresas de ônibus fortaleceram, ainda mais, o diálogo com os clientes. Abaixo, saiba como você pode se comunicar com cada operadora em 2022!

Cidade Real
Instagram: https://www.instagram.com/cidaderealtransportes/
Facebook: https://www.facebook.com/cidaderealtransportes
Site: http://www.cidaderealtransportes.com.br/horarios.html

✅ Petro Ita
Aplicativo: Petro Ita
Site: https://petroita.com.br/index.php/pt/

✅ Cidade das Hortênsias
Instagram: https://www.instagram.com/cidade.dashortensias/
Facebook: https://www.facebook.com/cidadedashortensias
Site: http://www.cidadedashortensias.com.br/
WhatsApp: (24) 98808-0928

✅ Cascatinha
Aplicativo: Cascatinha
Site: https://www.cascatinhatransportes.com.br/

✅ Turp Transporte
Instagram: https://www.instagram.com/turp.transporte/
Facebook: https://www.facebook.com/Turp-Transporte-Urbano-de-Petr%C3%B3polis-Ltda-156223038436718
Aplicativo: Cittamobi

15 – BOMBOU NAS REDES SOCIAIS

O Setranspetro completou dois anos de contato com os clientes do transporte público coletivo de passageiros em Petrópolis, através de uma página no Facebook. Acompanhada por quase seis mil seguidores, a plataforma disponibiliza aos passageiros todas as informações do setor, curiosidades, vagas de emprego e as atualizações dos principais acontecimentos relacionados à circulação dos ônibus no município, além dos serviços e inovações oferecidos. Há dois anos no ar, as publicações já alcançaram mais de meio milhão de pessoas, com uma média de alcance superior a 20 mil pessoas mensalmente.

Leia mais clicando aqui.

16 – ABATIMENTO TRIBUTÁRIO E CARTÕES NOVOS

A Receita Federal incluiu a compra do vale-transporte, utilizado no deslocamento dos funcionários, como um insumo que pode servir para o abatimento tributário da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Neste mesmo período, houve a retomada da troca dos cartões vale-transporte, com inúmeras novidades e benefícios ao cliente.

Leia mais sobre o abatimento na tributação clicando aqui.
Leia mais sobre as vantagens do novo cartão Vale-Transporte clicando aqui.

17 – TECNOLOGIA E AGILIDADE

A utilização do celular como forma de pagamento da tarifa já é uma realidade em Petrópolis e está presente em todos os coletivos da Petro Ita e Cascatinha, sendo ampliada também às empresas Cidade Real, Cidade das Hortênsias e Turp Transporte. Para os ônibus que ainda não possuem a tecnologia, o pagamento da tarifa acontece pelos meios tradicionais, através de dinheiro ou cartão Riocard Mais.

Leia mais clicando aqui.

18 – MEIOS CONVENCIONAIS

Mesmo com todo o conforto e rapidez dos meios digitais, os passageiros que preferem fazer a recarga dos cartões de forma presencial passaram a contar com mais uma máquina de autoatendimento no Terminal Centro para a realização das recargas dos cartões de passagem Riocard Mais. O equipamento recebe o pagamento das recargas com cédulas, moedas e cartões de débito. A iniciativa foi adotada para dar mais agilidade e comodidade para o cliente que utiliza o transporte público.

Leia mais clicando aqui.

19 – “VESTINDO A CAMISA”

O Papai Noel fez a festa nos “trenós”, em formato de ônibus, das empresas Petro Ita e Cascatinha, através do inspetor Cristiano Furtado, rodoviário há 25 anos, que distribuiu presentes nas comunidades do Duques e Atílio Marotti, neste Natal. Pela Turp Transporte, o bom velhinho levou alegria à população por vários dias, dirigindo o ônibus iluminado da linha 700 – Terminal Itaipava, vestido de Papai Noel.

Leia mais sobre a ação voluntária nas comunidades clicando aqui.
Leia mais sobre o Papai Noel da Turp Transporte clicando aqui.

À esquerda, Luan Senra, da Turp Transporte. À direita, Cristiano Furtado, da Petro Ita e Cascatinha.

20 – REAL OU FANTASIA?

Olhares atentos, em um passeio que mistura o mundo real à fantasia. O sorriso no rosto também deu lugar às expressões de surpresa e encanto. O clima do Natal tomou conta da Cidade das Hortênsias, que levou 30 crianças a um tour entre as principais decorações iluminadas em Petrópolis. A ação contou com a organização da mamãe Noel, que trocou o trenó por ônibus. O itinerário escolhido foi o amor, com destino à esperança.

Leia mais clicando aqui.

21 – ÔNIBUS ILUMINADOS

Para fechar o ano com muita luz, as empresas de ônibus, que realizam o transporte público urbano em Petrópolis, entraram no clima natalino. Em sua quarta participação no Natal Imperial, as operadoras investiram na decoração dos coletivos com lâmpadas de led, levando entusiasmo à população e deixando a cidade ainda mais iluminada. Os veículos vão operar por diferentes regiões da cidade durante o mês de dezembro.

Leia mais clicando aqui.